Pesquisa aponta nova subvariante da Ômicron em circulação em MT

Por Redação em 03/04/2023 às 17:24:54

Estudo recebeu 94 amostras, sendo 30 positivas para a Covid-19. As unidades foram coletadas de 28 municípios do estado. A variante ômicron, extremamente transmissível, está sendo substituída no mundo todo por uma subvariante, a BA.2

Getty Images via BBC

Uma pesquisa realizada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) identificou, entre os meses de fevereiro e março, a circulação de uma nova subvariante da Ômicron, a BA.2.75, em Mato Grosso. O levantamento teve parceria com Laboratório Central de Mato Grosso (Lacen-MT).

O estudo recebeu 94 amostras, sendo 30 positivas para a Covid-19.

De acordo com o Lacen-MT, é imprescindível o constante monitoramento das doenças virais no estado, pois, a partir desse acompanhamento é possível dar suporte para construção de políticas públicas adequadas a cada situação.

As ações de vigilância genômica em Mato Grosso começaram em outubro de 2021 e, até momento, o Lacen-MT já sequenciou mais de 800 amostras e continua realizando o monitoramento das amostras que são entregues ao laboratório.

Entre janeiro e março de 2023, o Lacen-MT realizou de forma independente outras duas pesquisas para identificação e monitoramento das variantes da Covid-19 circulantes no Estado. Ao todo, foram sequenciados 56 genomas, provenientes de pacientes sintomáticos e positivado para a doença.

O resultado da análise apontou que 100% das amostras sequenciadas apresentaram a variante ômicron. O estudo mostra que a subvariante BA.2.75.X começa a aparecer em circulação a partir do mês de fevereiro.

As amostras da pesquisa são provenientes de pacientes dos municípios de Cuiabá, Querência, Várzea Grande, Tangará da Serra, Santo Antônio do Leverger, Cocalinho, Brasnorte, Confresa, Lucas do Rio Verde, Colíder, Nossa Senhora do Livramento, Planalto da Serra, União do Sul, Campo Novo do Parecis, Novo Mundo, Canarana, Itiquira, Juína, Sinop, Nova Ubiratã, Sorriso, Rondonópolis, Marcelândia, Mirassol D'Oeste, Paranaíta, Barra do Bugres e Nortelândia.

Sequenciamento de dengue

Além da análise da Covid-19, a pesquisa também realizou o sequenciamento genético da dengue tipo 1 e dengue tipo 2, as mais comuns em Mato Grosso.

Um total de 24 amostras positivas para a tipo 1 foram processadas e 100% delas foram identificadas como Genotype V. Conforme o Lacen-MT, esse tipo de dengue é um vírus que já circula dentro do estado.

Das 40 amostras positivas para o tipo 2, todas eram da linhagem Genotype III, que também já foi identificada no estado.

Fonte: G1

Comunicar erro
Agro Noticia 728x90