Empresário pede que Câmara de Campinas abra processo contra vereador acusado de apoiar invasão de propriedade

A Câmara de Campinas recebeu na tarde desta terça-feira, 9, um pedido para abertura de Comissão Processante (CP) contra o vereador Paulo Bufalo (PSOL).

Por Redação em 09/05/2023 às 22:35:25

A Câmara de Campinas recebeu na tarde desta terça-feira, 9, um pedido para abertura de Comissão Processante (CP) contra o vereador Paulo Bufalo (PSOL). O pedido foi protocolado pelo empresário Álvaro César Iglesias. No documento, obtido pelo site da Jovem Pan, o Iglesias diz que a ação tem por objetivo apurar a conduta do parlamentar no caso da invasão do imóvel de sua propriedade, localizado na Rua Delfino Cintra, no bairro Botafogo, em Campinas. Recentemente, o prédio foi ocupado por invasores. “Ante o exposto, requer, as providências necessárias para que, com urgência que a gravidade dos fatos exige, o mencionado comportamento do vereador Bufalo seja objeto de apuração por meio de Comissão Processante, cujo relatório posso embasar a aplicação de medidas que coíbam a reiteração da prática criminosa e tragam de volta tranquilidade e segurança aos munícipes”, diz um trecho da petição. Iglesias conta que, após ser alertado por vizinhos sobre a ocupação, o filho dele, o empresário Álvaro César de Camargo Andrade Iglesias, foi até o local e chamou a Polícia Militar. “Solicitou aos invasores que deixassem a propriedade. Com gritos e xingamentos, os ocupantes ilegais rejeitaram a solicitação, obrigando o procurador a recorrer, tanto à Polícia Militar, quanto a Civil, e registrar a ocorrência”, diz no pedido enviado à Câmara. O filho do proprietário do imóvel ainda disse ter encontrado o vereador Paulo Búfalo, que apoiava o movimento, usando o carro oficial da Casa de Leis de Campinas. Os dois discutiram. “Utilizando carro oficial dessa Câmara, trazia mais pessoas para a ocupação”, comenta em outro trecho da denúncia. De acordo com o empresário, o imóvel está desocupado devido a crise financeira causada pela pandemia, além de ter frisado que os impostos municipais estão pagos, e que a documentação está regularizada.

Em nota, a Câmara de Campinas informou que recebeu o pedido e o encaminhou “à Procuradoria da Casa para averiguar se a solicitação atende os requisitos legais necessários do decreto lei número 201/67 para a admissibilidade do processo. Se tiver o aval da Procuradoria, a denúncia será lida e apreciada em plenário por parte dos vereadores na primeira reunião ordinária subsequente à apresentação do protocolo”. A próxima reunião acontece nesta quarta-feira, 10, a partir das 18h. Para ser efetivamente instaurada, é necessária a concordância por maioria simples dos parlamentares presentes no plenário. Caso seja aceita, a Comissão Processante será constituída por três vereadores definidos por sorteio. Caso contrário, será arquivada. A Comissão Processante pode indicar apenas dois procedimentos: a cassação ou a rejeição do pedido. Ela também é aprovada se houver maioria simples entre os parlamentares presentes na votação. Paralelamente ao pedido de CP, a Corregedoria da Câmara disse que “recebeu uma representação formalizada pelo vereador Nelson Hossri para averiguar os fatos. Também foi encaminhada uma representação à Corregedoria assinada por José Ferreira Campos Filho para apurar eventual desvio de conduta do parlamentar”, completa. O site da Jovem Pan tentou contato com o vereador Paulo Bufalo, e aguarda resposta.

Na segunda-feira, 8, o programa Os Pingos Nos Is, da Jovem Pan, mostrou o vídeo em que o empresário Álvaro César Iglesias discute com o vereador Paulo Bufalo. Nas imagens, o empresário condena a atitude do parlamentar. A postura do dono do imóvel foi elogiada pelo jornalista e comentarista Claudio Dantas. “O vereador deveria ter o mandato cassado. Tem Conselho de Ética na Câmara de Campinas ou eles só se preocupam em aumentar o próprio salário? Porque foi isso que eles fizeram há um mês, aumentaram 76,7%. Essa é a laia dos vereadores lá de Campinas. Olho aberto eleitor”, frisou.

 

Fonte: JP

Comunicar erro
Agro Noticia 728x90