Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Política

Em entrevista antes de o governo anunciar novo presidente do IBGE, Tebet disse que troca seria 'desrespeito'

Entrevista foi dada ao programa da Miriam Leitão na GloboNews.


Entrevista foi dada ao programa da Miriam Leitão na GloboNews. Horas depois, antes de o programa ir ao ar, o governo anunciou que o economista Márcio Pochmann, do PT, vai assumir o IBGE. Ministra do Planejamento diz que mudança no IBGE "seria um desrespeito"

A ministra do Planejamento, Simone Tebet, disse nesta quarta-feira (26) que seria um desrespeito com o atual presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Cimar Azeredo, se o governo colocasse um novo executivo no lugar dele. Ela deu a declaração em entrevista ao programa da Miriam Leitão na GloboNews. Horas depois, antes que a entrevista tivesse ido ao ar, o governo anunciou que o economista Márcio Pochmann, do PT, vai substituir Azeredo.

O IBGE é ligado ao Ministério do Planejamento.

Na entrevista, Tebet foi questionada sobre o que até então eram rumores de troca.

"Eu não conversei com o presidente da República sobre esse assunto. Eu estive com o presidente essa semana e terei ainda um dever a cumprir porque ele me deu uma missão e ele quer saber de algumas informações até o final da semana que vem. Nós não estamos tratando de IBGE. Até porque seria um desrespeito com um presidente que hoje está lá e que tem um ciclo que não se encerrou", afirmou a ministra.

O anúncio de que Pochmann assumirá o IBGE foi feito pelo ministro da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta, na saída do Palácio do Alvorada, depois de reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

"Marcio Pochmann que vai para o IBGE e não teve nenhum ruído sobre isso. Vai ser o presidente, vai assumir o IBGE", disse Pimenta.

De acordo com o blog da Natuza Nery, Tebet não foi avisada sobre a troca. Segundo o blog, não havia resistência por parte de Tebet contra a troca, mas estava definido que algumas etapas na atual gestão do IBGE fossem concluídas antes.

G1

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!