Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Política

Zanin arquiva ação que questionava atitude de Bolsonaro ao desautorizar compra da CoronaVac

Ministro do STF entendeu que ação não precisa seguir adiante, uma vez que a pandemia já foi controlada e as vacinas estão disponíveis.


Foto: Reprodução internet
Ministro do STF entendeu que ação não precisa seguir adiante, uma vez que a pandemia já foi controlada e as vacinas estão disponíveis. Em 2020, ministério anunciou compra do imunizante, mas Bolsonaro desautorizou em seguida. O ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF), arquivou nesta quinta-feira (31) uma ação do partido Rede que questionava a conduta do ex-presidente Jair Bolsonaro em relação à vacina CoronaVac, contra a Covid-19.

A Rede apontou especificamente o fato de Bolsonaro ter desautorizado o Ministério da Saúde a comprar a vacina, em outubro de 2020, quando os imunizantes começaram a ser vendidos aos governos dos países.

Depois, diante do avanço da doença e da necessidade das vacinas, o governo acabou adquirindo a CoronaVac, produzida pelo instituto Butantan e o laboratório Sinovac.

A justificativa de Zanin ao arquivar a ação foi que a crise de Covid já está controlada e as vacinas foram aplicadas e continuam disponíveis para a população.

Segundo o ministro, "uma vez que o quadro fático e sanitário atual encontra-se estabilizado, sendo desnecessária a continuidade da tramitação da presente ação. Os esclarecimentos técnicos elaborados pelo Ministério da Saúde e trazidos aos autos evidenciam a inutilidade de eventual provimento judicial que discuta o conflito descrito na petição inicial".

G1

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!