Zanin arquiva ação que questionava atitude de Bolsonaro ao desautorizar compra da CoronaVac

Ministro do STF entendeu que ação não precisa seguir adiante, uma vez que a pandemia já foi controlada e as vacinas estão disponíveis.

Por Redação em 31/08/2023 às 21:16:10

Foto: Reprodução internet

Ministro do STF entendeu que ação não precisa seguir adiante, uma vez que a pandemia já foi controlada e as vacinas estão disponíveis. Em 2020, ministério anunciou compra do imunizante, mas Bolsonaro desautorizou em seguida. O ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF), arquivou nesta quinta-feira (31) uma ação do partido Rede que questionava a conduta do ex-presidente Jair Bolsonaro em relação à vacina CoronaVac, contra a Covid-19.

A Rede apontou especificamente o fato de Bolsonaro ter desautorizado o Ministério da Saúde a comprar a vacina, em outubro de 2020, quando os imunizantes começaram a ser vendidos aos governos dos países.

Depois, diante do avanço da doença e da necessidade das vacinas, o governo acabou adquirindo a CoronaVac, produzida pelo instituto Butantan e o laboratório Sinovac.

A justificativa de Zanin ao arquivar a ação foi que a crise de Covid já está controlada e as vacinas foram aplicadas e continuam disponíveis para a população.

Segundo o ministro, "uma vez que o quadro fático e sanitário atual encontra-se estabilizado, sendo desnecessária a continuidade da tramitação da presente ação. Os esclarecimentos técnicos elaborados pelo Ministério da Saúde e trazidos aos autos evidenciam a inutilidade de eventual provimento judicial que discuta o conflito descrito na petição inicial".

Fonte: G1

Comunicar erro
Agro Noticia 728x90