Maior vítima, palco preferido, gols em Copas: raio-x do recorde de Neymar pela Seleção

.

Por Redação em 12/09/2023 às 03:28:51

Craque foi às redes com a camisa do Brasil em 24 países em contagem que teve início em agosto de 2010. Se considerados os gols por base e olímpica, já são 97 com a amarelinha Dos Estados Unidos em 2010 à Bolívia em 2023, a história de um recorde. Neymar se tornou o maior goleador da seleção brasileira, mas como foram marcados esses 79 gols? Quem é a maior vítima? Onde foram marcados? Em quais competições? O ge te mostra um raio-x dos números que fizeram o camisa 10 atual superar o Rei Pelé.

Neymar ganha placa após se tornar o maior goleador da Seleção: "Jamais imaginei alcançar esse recorde"

O Peru, adversário desta terça-feira, às 23h (de Brasília), no Estádio Nacional de Lima, pela segunda rodada das eliminatórias para a Copa de 2026, tem lugar de destaque nas estatísticas do recorde de Neymar. Vazado seis vezes, o país é a segunda maior vítima, atrás apenas do Japão, que sofreu nove gols do craque.

Onde foram os gols de Neymar?

44 em amistosos

8 em Copa do Mundo

16 em eliminatórias

5 em Copa América

4 em Copa das Confederações

2 em Superclássicos

Passaram 13 anos e 29 dias entre o primeiro gol pela Seleção, em amistoso contra os EUA, dia 10 de agosto de 2010, em Nova Jérsei, até os dois diante da Bolívia, dia 8 de setembro de 2023, em Belém. Neste período, não é exagero falar que Neymar rodou o mundo fazendo gols com a camisa do Brasil: 24 países viram o atacante fazer a festa do torcedor brasileiro.

Neymar exibe a camisa 10 do Brasil: maior goleador de todos os tempos

Pedro Martins / Foto FC

Apesar disso, foi em casa que Neymar mais vezes foi às redes: 28 gols foram marcados em solo brasileiro, com direito a Copa do Mundo, Copa das Confederações e Copa América. O Mané Garrincha é o estádio mais agraciado, em cinco oportunidades.

Os 79 gols do camisa 10 foram marcados em seis tipos de disputas diferentes: 44 em amistosos, 8 em três Copas do Mundo disputadas, 16 em eliminatórias - o que garante o primeiro lugar entre brasileiros também -, 5 em Copas América, 4 na Copa das Confederações de 2013 e 2 em conquistas do Superclássico das América contra a Argentina.

Números do recorde

125 jogos

0,63 gol de média

62 com o pé direito

14 com o pé esquerdo

3 de cabeça

21 de pênalti

4 de falta

72 de camisa amarela

7 de camisa azul

24 países

Pesquisa realizada pela própria equipe de Neymar esmiúça ainda mais a marca e detalha que 62 gols foram com o pé direito, 14 com o pé esquerdo e 3 de cabeça. Da marca de pênalti, em 21 oportunidades a bola foi parar nas redes adversárias, além de quatro cobranças de falta.

Neymar comemora com Ganso primeiro gol dele pela Seleção

Jeff Zelevansky/Getty Images

Como se não bastasse, o detalhamento indica ainda que Neymar fez 72 gols pela Seleção vestindo amarelo e apenas 7 com a camisa azul. Após o recorde alcançado no Mangueirão de Belém, o jogador recebeu uma placa e uma camisa comemorativa do presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, e evitou comparações com Pelé.

– Muito feliz. Sem palavras, jamais imaginei alcançar esse recorde e desde já quero dizer que, alcançando esse recorde, passando Pelé, não quer dizer que sou melhor que ele ou qualquer jogador da Seleção.

"Sempre quis escrever meu nome na história do futebol brasileiro e da seleção brasileira, hoje fiz isso. À minha família e a todos os meus amigos que estão aqui eu agradeço muito"

Brasil é o país que mais fez gols - 28

Mané Garrincha é o estádio com mais gols - 5

Faltam três para o gol 100 somando categorias

O craque atingiu a marca de acordo com as contas da Fifa, que não considera os gols de Pelé em jogos contra clubes e combinados locais. Em números absolutos, o Rei soma 95 gols, mas Neymar tem a seu favor o argumento de que também já superou esse número se somadas todas as participações por seleções.

Neymar comemora gol de falta contra a Alemanha na final da Olimpíada do Rio

AP

Além dos 79 gols pela seleção principal, o jogador do Al Hilal foi às redes oito vezes com a seleção olímpica, onde conquistou uma medalha de prata em Londres-2012 e de ouro no Rio-2016. Neymar fez ainda nove gols pela seleção sub-20 e um pela seleção sub-17, totalizando 97.

Gols de Neymar por seleções de base

8 olímpica

9 Sub-20

1 Sub-17

Em busca do gol 100 em números absolutos, Neymar é nome certo no time de Fernando Diniz nesta terça-feira diante do Peru, em Lima. Com três pontos e quatro de saldo, o Brasil é o líder após a primeira rodada das eliminatórias sul-americanas, que garantem seis vagas diretas e uma na repescagem para a Copa de 2026.

Fonte: Globo Esporte/G1

Comunicar erro
Agro Noticia 728x90