Modestia vê ingratidão de comissão em saída do Fluxo: "Não conversaram"

.

Por Redação em 22/09/2023 às 12:58:36

Demitido após seis meses sem saber motivação, jogador admite chateação por falta de transparência de técnico e analista: "Eu esperava uma conversa" Durou só seis meses a permanência de Matheus "Modestia" no time de Free Fire do Fluxo. Contratado com pompa no início da temporada, o capitão acabou demitido depois do 4º lugar na única edição da Liga Brasileira (LBFF) em 2023. Em entrevista exclusiva ao ge, o jogador lamentou que a passagem pela equipe tenha dado errado, contou não saber as razões da dispensa e lamentou não ter sido procurado para conversar pelo treinador Matheus "Wanheda" e pelo analista Diego "Putsgrilo", antigos amigos com quem rompeu por conta do que considera uma ingratidão.

Modestia vê ingratidão de Wanheda e Putsgrilo em saída do Fluxo: "Esperava uma conversa"

— Se foi uma decisão em conjunto, não falo que possa ter sido uma ingratidão. Só é uma ingratidão você não conversar com a pessoa que te deu, entre aspas, a oportunidade de estar ali. Por gratidão seria mais viável você conversar e falar 'isso aqui vai acontecer'. Só de eu sair e ninguém mandar nenhuma mensagem explicando ou conversando, isso possa ser [ingratidão]. Mas trabalho é trabalho. Eu respeito o trabalho dos dois e a decisão — disse Modestia.

— O que mais chateia mesmo é não ter tido essa conversa com nenhum dos dois, que eram pessoas de quem eu era muito próximo. Eu era o capitão do time, e eles são o 'coach' [técnico] e o analista, as conversas que eu mais tinha no time eram com os dois. Fica essa chateação por não ter tido essa transparência comigo. O resto é só gratidão ao Fluxo.

Jogadores do time de Free Fire do Fluxo, com o treinador Wanheda em pé, em uma rodada da fase classificatória da 9ª edição da LBFF

Garena & Whido

Desafio no Fluxo

Modestia deixou a Vivo Keyd Stars, equipe na qual viveu o ápice e com a qual conquistou dois títulos da LBFF, para jogar pelo Fluxo na temporada 2023. O jogador explicou que, embora tenha recebido o mais alto salário da carreira no Fluxo, chegou a ter uma proposta de remuneração ainda maior no antigo time, mas que decidiu se desafiar na organização criada por Bruno "Nobru" e Lucio "Cerol".

— Eu aceitei o desafio por querer me tornar um cara maior profissionalmente, brilhar em outra equipe e fazer o que eu fazia no outro time. Eu mesmo me desafiei e sabia que seria um desafio difícil, mas eu fui pela vontade de estar no Fluxo e jogar no Fluxo.

Modestia nega arrependimento por ter ido para o Fluxo: "Eu queria mesmo"

Na nona edição da LBFF, disputada de 15 de abril a 5 de agosto, o Fluxo terminou a fase classificatória na 3ª posição e amargou o 4º lugar na final, não se classificando para o Free Fire World Series (FFWS), o campeonato mundial do battle royale. Antes disso, a equipe já tinha ficado com a 5ª colocação na C.O.P.A. Free Fire 2023.

Muito da insatisfação da torcida recaiu sobre o desempenho individual de Modestia no dia da decisão da LBFF. Embora ressalte que o capitão de uma equipe tem outras atribuições dentro de jogo além de pegar abates, o jogador admite que teve uma performance ruim.

Modestia não sabe motivo da dispensa do Fluxo, mas atribui à performance na final da LBFF

— Eu não tive o desempenho esperado, o que todo mundo esperava por conta de finais anteriores em que eu praticamente estava no top-3 dos melhores. No Fluxo eu não joguei tão bem a final. Mas o pessoal esquece que a minha função é passar 'call' [tática] e ser capitão. Essa função não é tão fácil. E eu consegui fazer minha função ali dentro do jogo, só que faltou mais do conjunto. Ninguém consegue ganhar sozinho. Faltou encaixar mais e ser compacto — comentou, admitindo que pode ter sido responsabilizado pela comissão técnica pelo desempenho do time na decisão.

— Quando o cara é o capitão da equipe, costuma levar, entre aspas, a culpa de ir bem ou mal. Se o time ganha é porque o capitão fez o trabalho certo. Se o time perde, é porque fez o trabalho errado. Isso impacta bastante.

Modestia alega que, enquanto na Keyd os jogadores eram comunicativos sobre o andamento das partidas, o elenco do Fluxo não tinha esse perfil, o que comprometia o jogo dele.

— Sendo o capitão do time, você às vezes não consegue ver o que todo mundo está fazendo. Você se preocupa muito com a sua tela. Você vê na sua frente o que está acontecendo e tenta sempre tomar uma decisão. Só que, quando tem pessoas para te ajudarem passando a visão delas, facilita muito. Isso me atrapalhou um pouco, por ter que pensar pelo time todo, porque o time não tinha tanto essa característica, de todo mundo falar o que estava fazendo. Eu me preocupava com o que todo mundo estava fazendo e deixei um pouco de lado a jogabilidade, que também é importante.

Modestia admite surpresa com demissão do Fluxo: "Não teve tanta oportunidade"

Demissão

Modestia soube que poderia não continuar no Fluxo por uma publicação no X (antigo Twitter) e teve a confirmação ao ser chamado dias depois, em 22 de agosto, para uma reunião, pela internet, com o head de esports do clube, Alex Watanabe. O diretor comunicou que o jogador, por decisão da comissão técnica, não fazia parte dos planos para a temporada 2024, mas sem dar detalhes das motivações.

Modestia, que havia sido anunciado em fevereiro, relata que até se colocou à disposição para negociar os termos do contrato e reduzir o próprio salário, já que o principal objetivo da temporada não havia sido atingido, mas o executivo ressaltou que a decisão já estava tomada.

— Foi uma surpresa. Quando acabou o split, eu não imaginava que isso poderia acontecer, porque imaginei que teria mais um split e iria jogar mais um split. Só que, infelizmente, neste ano de LBFF, teve só um split. Foi muito tempo para pouco campeonato. Não teve tanta oportunidade de mostrar tudo o que eu podia. Foi uma surpresa também por conta de ser difícil ter capitão no cenário. A função no Free Fire é bem carente. Não são muitos os que fazem essa função. E os que fazem essa função muito bem já estão em time, é muito difícil de sair.

O jogador admite que ofereceu reduzir o salário porque considerava que a remuneração alta, a maior do elenco, depois de uma performance ruim na final, poderia pesar contra ele.

— Eu mesmo tinha essa noção de que, caso a gente não conseguisse a vaga e o título, poderia ter essa renegociação. Já tinha essa ciência de que, caso acontecesse, poderiam abaixar meu salário. Eu até estava disposto a isso, era uma coisa que eu estava tranquilo.

Arrependimento

Apesar da demissão, Modestia sustenta não se arrepender de ter deixado a Keyd, na qual era um dos pilares do elenco, para acertar com o Fluxo.

— Quando a gente tem uma mudança na cabeça e quer tomar uma decisão, a gente tem que ter ciência de que as coisas podem não dar certo, né? Eu tinha muito isso na minha cabeça. Não me arrependo de nada. Eu fiz porque era algo no meu coração e que eu queria mesmo. Fiz, aconteceu. Infelizmente não deu certo. Poderia ter dado muito certo e é isso.

Modestia lamenta resultado com Fluxo na LBFF 9: "Doloroso e frustrante"

Chateação com estafe

A única chateação é com a comissão técnica, que, conforme Modestia, não o comunicou sobre nada.

— Eles são a comissão técnica e têm que saber o que vai ser melhor para a equipe. A única coisa que eu levo em questão, que eu fiquei um pouco chateado, foi mais de não saber por eles, né? Eles não conversarem comigo. Seria muito mais tranquilo para mim se eles chegassem em mim e falassem: 'Essas coisas aqui vão acontecer, não é nossa vontade manter'. É muito chato você ficar sabendo por outras pessoas, junto com o público, e não ter essa conversa com pessoas que eu convivia e confiava bastante.

Nem mesmo depois da demissão os dois conversaram com o jogador.

— O Puts basicamente não falou nada comigo. Nada. E o Wanheda comentou numa publicação minha da saída 'boa sorte' e mandou para mim no WhatsApp 'boa sorte'. E só. Não teve nenhuma conversa deles comigo, que era o que eu esperava que poderia acontecer.

Modestia relembrou que, após a saída do técnico Luiz "K9", sugeriu a contratação de Wanheda, com quem conquistou título da LBFF na Keyd. E contou que era muito próximo do analista Puts.

— Eu esperava uma conversa, né. É o mínimo quando você conviveu bastante assim com uma pessoa.

Fora do Fluxo, Modestia disse não considerar mais os dois como amigos e inclusive deixou de os seguir nas redes sociais.

— Amigo não, né, por conta de não ter essa conversa. Pela minha saída, não ter tido conversa com ninguém, acho que talvez não tenha sido [amigo], né? Não tem mais como ter como amigo, né? Mas não tenho raiva de nada. Eles fizeram o trabalho deles, e é isso que importa.

Explicação de Wanheda

O ge tentou contato com os dois por diferentes meios, mas não conseguiu. Procurado, o Fluxo enviou uma nota em que Wanheda respondeu a só uma das duas perguntas formuladas, sobre a motivação da dispensa de Modestia.

— A comissão técnica acompanha constantemente o desenvolvimento e os resultados dos jogadores. Tínhamos algumas metas, mas o time não performou como esperado. Como capitão do time, Modestia foi notificado de que os resultados estavam abaixo das expectativas e orientado sobre mudanças e melhorias a serem feitas, o que não foi seguido. Com isso, optamos por uma reformulação para o próximo split.

Quanto à chateação de Modestia sobre não ter sido informado ou procurado para conversas com os dois membros da comissão técnica, o Fluxo não se pronunciou.

Futuro

Após rescindir o contrato com o Fluxo, que iria até dezembro deste ano, Modestia contou que recebeu contatos de três organizações, mas ressaltou que não tem pressa para decidir o futuro. Como a temporada 2023 não tem mais competição oficial, a não ser o FFWS, o jogador vai esperar as novidades sobre o cenário competitivo do ano que vem e as mudanças nos times.

Ele seguirá jogando campeonatos amadores com outros atletas sem time no momento para manter o ritmo até a próxima temporada.

Questionado se o coração bate mais forte por um retorno à Keyd, Modestia respondeu:

— O que eu vivi na Keyd foi basicamente minha história toda. O que a Keyd tem, tem um pouco de mim. Tudo que eu tenho, tem a Keyd junto. Fui muito feliz lá, consegui coisas que eu não imaginava. Consegui fazer história lá. Tem esse carinho meu por eles e eles por mim. E eu não saí pela porta dos fundos.

Fonte: Globo Esporte/G1

Comunicar erro
Agro Noticia 728x90