Casa Branca diz que americanos podem receber vacina contra Covid-19 em 20 dias

Por Redação em 22/11/2020 às 18:10:36

Os americanos poderiam começar a receber a vacina contra a Covid-19 já em 12 de dezembro, segundo informações do principal assessor da Operação Warp Speed, a equipe da Casa Branca tentando acelerar as soluções médicas para a pandemia. Consultores da Administração de Alimentos e Drogas dos EUA (FDA) se reunirão em 10 de dezembro para decidir se aprovam a vacina desenvolvida pela Pfizer e seu parceiro alemão BioNTech, que na última sexta-feira solicitou uma autorização de emergência para sua preparação nos Estados Unidos. Se for aprovada nesse mesmo dia, o governo dos EUA está "preparado para começar a distribuir as vacinas dentro de 24 horas após sua aprovação", declarou o assessor da Operação Warp Speed, Moncef Slaoui, em uma entrevista à emissora de televisão "ABC News". "Teremos as (primeiras) vacinas (distribuídas) um dia após a aprovação, e esperamos que as pessoas possam começar a ser imunizadas, eu diria dentro de 48 horas após a aprovação", completou.

Se isso acontecer, o especialista calculou que os EUA poderiam voltar a um novo normal em maio de 2021, quando, em suas estimativas, 70% da população terá recebido a vacina, o que proporcionaria uma imunidade grupal. Slaoui explicou que as primeiras vacinas serão distribuídas em proporção à população de cada estado, e esses territórios poderão decidir quem terá prioridade para receber a vacina, geralmente entre populações de alto risco e profissionais da área da saúde.

Leia também

Primeiros membros do gabinete de Biden serão anunciados na terça

Putin diz que não parabenizará vencedor da eleição nos EUA até confirmação oficial

Estado Islâmico reivindica ataque que deixou 11 mortos no Iraque

O governo Trump forneceu poucos detalhes sobre como enfrentará o desafio de vacinar os mais de 330 milhões de habitantes e não compartilhou seus planos com a equipe de Joe Biden, apontado como vencedor das últimas eleições. O democrata considera que tal falta de cooperação poderia custar vidas no país. O calendário traçado por Slaoui significa que as primeiras vacinações poderiam começar mais de um mês antes da posse do novo chefe de governo, marcada para 20 de janeiro.

O esforço de vacinação também deve abordar a desconfiança de muitos americanos em relação à imunização: apenas 58% da população está disposta a recebê-la, de acordo com uma pesquisa publicada esta semana pela Gallup. A vacina Pfizer requer duas doses administradas com cerca de três semanas de intervalo, e tem se mostrado até 95% eficaz em ensaios clínicos preliminares, sem grandes problemas de segurança. Os EUA têm outro candidato que também demonstrou a eficácia de sua vacina, a Moderna, que, ao contrário da concorrente, deve parte do seu sucesso à injeção de fundos do governo americano.

*Com informações da EFE

Fonte: JP

Comunicar erro
Agro Noticia 728x90