Ministério da Agricultura apreende mais de 10 mil produtos veterinários irregulares destinados a aves

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) realizou uma operação na segunda-feira, 9, e apreendeu mais de 10 mil produtos de uso veterinário irregulares destinados a aves.

Por Redação em 10/10/2023 às 17:50:24

Foto: Reprodução internet

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) realizou uma operação na segunda-feira, 9, e apreendeu mais de 10 mil produtos de uso veterinário irregulares destinados a aves. A ação ocorreu em um estabelecimento fabricante de produtos veterinários, onde foi constatado que um medicamento estava sendo produzido com indicação inadequada para uso em aves. Durante a apreensão, foram encontradas 1.543 unidades do produto irregular identificado na investigação, além de 9.258 unidades de outro produto com a mesma irregularidade. Também foram realizadas a suspensão da linha de produção desses produtos até sua regularização, além da determinação de recall. A ação teve como objetivo combater a comercialização e o uso de produtos veterinários irregulares, que podem representar riscos à saúde dos animais. A apreensão dos mais de 10 mil produtos é resultado de um trabalho de investigação realizado pela pasta, que identificou a fabricação e distribuição desses medicamentos com indicação inadequada para aves.

"Em função dos riscos para a saúde pública e dos impactos negativos para o mercado internacional, o Mapa está intensificando as ações de investigação de violações aos limites de resíduos em alimentos, adotando medidas coercitivas contra essas atividades ilícitas, nas quais os infratores além das medidas cautelares e multas a que estarão sujeitos, poderão responder por crimes contra as relações de consumo e contra a saúde pública", detalha o coordenador das operações do programa Vigifronteira, Marcos Eielson. A utilização de produtos veterinários irregulares pode causar danos à saúde das aves, comprometendo seu bem-estar e produtividade. Além disso, esses medicamentos podem representar um risco para a segurança alimentar, uma vez que resíduos dessas substâncias podem estar presentes nos produtos de origem animal destinados ao consumo humano. Diante disso, o Ministério da Agricultura e Pecuária reforça a importância de adquirir e utilizar apenas produtos veterinários regularizados e indicados para a espécie animal em questão.

Fonte: JP

Comunicar erro
Agro Noticia 728x90