Grêmio vê aproximação de rivais por vaga na Libertadores e busca retomada em confronto direto

.

Por Redação em 18/10/2023 às 05:58:55

Diferença de pontuação do Tricolor para o nono colocado, Atlético-MG, é de apenas quatro pontos Terceiro colocado e presente no G-4 em 15 das 26 rodadas do Brasileirão disputadas até agora, o Grêmio viu a concorrência por uma vaga direta na Libertadores aumentar e já não tem uma situação tão confortável assim. O Tricolor vem de uma oscilação recente e busca a retomada nesta quarta-feira, às 19h, em confronto direto contra o Athletico-PR, na Arena.

+ Alô, torcida tricolor! O ge Grêmio está no WhatsApp!

Quase lá: Renato tem o caminho para levar o Grêmio à Libertadores

Com 44 pontos, o Tricolor abre a 27ª rodada na terceira posição. A diferença para o líder Botafogo é de 11 pontos e de dois para o vice-líder, o Red Bull Bragantino. Mas é abaixo da tabela que mora o perigo: apenas quatro pontos separam o time de Renato do nono colocado.

Palmeiras e Flamengo, quarto e quinto, respectivamente, tem a mesma pontuação do clube gaúcho. Em seguida aparecem Fortaleza (sexto com 42), Fluminense (sétimo com 41), Athletico-PR (oitavo com 41) e Atlético-MG (nono com 40). Todos na briga por uma vaga no torneio continental.

Classificação geral do Brasileirão

2º) Bragantino - 46 pontos

3º) Grêmio - 44 pontos

4º) Palmeiras - 44 pontos

5º) Flamengo - 44 pontos

6º) Fortaleza - 42 pontos

7º) Fluminense - 41 pontos

8º) Athletico-PR - 41 pontos

9º) Atlético-MG - 40 pontos

Classificação nas últimas 10 rodadas

1º) Bragantino - 21 pontos

2º) Atlético-MG - 19 pontos

3º) Fortaleza - 19 pontos

4º) Palmeiras - 16 pontos

5º) Fluminense - 16 pontos

6º) Flamengo - 16 pontos

9º) Athletico-PR - 15 pontos

11º) Grêmio - 14 pontos

Leia também

+ Grêmio tenta mudar retrospecto recente após data Fifa

+ Em nota, Douglas Costa diz que não recebeu do Grêmio

Renato em treino do Grêmio com os jogadores

Guilherme Testa/Grêmio

Entre os concorrentes no "bolo", o Grêmio é o time que menos pontou nas últimas 10 rodadas do Brasileirão. O time de Renato somou apenas 14 pontos em 30 disputados, aproveitamento inferior a 50% e o que o colocaria na 11ª posição neste recorte de jogos.

O dado explica o equilíbrio das equipes que estão nessa disputa. A vice-liderança do Bragantino é reflexo da equipe ter sido a que mais cresceu de rendimento no últimos 10 jogos, com 21 pontos somados, seguido de perto por Fortaleza e Atlético-MG, ambos com 19 pontos.

O Grêmio se segura no G-4 por conta da gordura acumulada ao longo da competição. Mas diante da oscilação recente, com uma vitória nos últimos cinco jogos, e do crescimento dos rivais, vai precisar abrir o olho para não ter a vaga direta na Libertadores ameaçada.

O retorno à Arena após dois jogos fora surge como trunfo nessa missão. O time de Renato tem a terceira melhor campanha como mandante neste Brasileirão, com 32 pontos somados em 13 jogos e 82% de aproveitamento.

Até o final do campeonato, serão mais seis jogos em casa, a começar pelo confronto desta noite. Se o Tricolor vencer todas na Arena, chegará a 62 pontos. A chance de ir para a Libertadores com essa pontuação é de 99,62%, segundo projeção do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

A bola rola para Grêmio x Athletico-PR a partir das 19h desta quarta-feira, na Arena, em Porto Alegre. Com desfalques no meio-campo, Renato deve retomar o esquema com três zagueiros, com o ingresso de Bruno Alves ao lado de Geromel e Kannemann.

???? Ouça o podcast ge Grêmio ????

+ Assista: tudo sobre o Grêmio no ge e na TV

Fonte: Globo Esporte/G1

Comunicar erro
Agro Noticia 728x90