Grêmio faz campanha acima das expectativas, para um time que retornou à Série A nesta temporada

.

Por Redação em 23/10/2023 às 21:05:41

Período de oscilação está afastando time gaúcho de objetivos maiores no Brasileirão O Grêmio está desenvolvendo campanha acima da expectativa no Campeonato Brasileiro 2023, levando-se em conta que na temporada anterior disputou a série B da competição. Grêmio segue o padrão dos times nacionais, de possuir um grupo titular bem organizado, mas sofre com ausências de jogadores, uma vez que não possui peças de reposição igualmente qualificadas.

Apesar de manter-se entre os primeiros colocados da tabela de classificação durante boa parte do primeiro turno do Brasileirão, demonstrou certa oscilação de rendimento nas últimas rodadas disputadas. Esses períodos de oscilações prejudicam sensivelmente os times no Campeonato Brasileiro, fazendo-os perder posições e nem sempre há tempo para recuperação.

Mas o Grêmio, ainda mantém a sexta colocação, que lhe garante a vaga para a disputar a Libertadores. Soma 44 pontos, até o momento, apenas 3 pontos a menos que o quarto colocado, o Palmeiras. Desde o início do campeonato nacional, as oscilações do Tricolor Gaúcho ocorreram com maior frequência em jogos que é visitante e tem conseguido manter boa performance como mandante.

Contrariando o que costumeiramente acontece com os times rebaixados, que voltam à elite do futebol nacional, o Grêmio contratou reforços e iniciou a temporada mostrando futebol técnico e envolvente. Conquistou o Campeonato Gaúcho com relativa facilidade, dando mostras de que a campanha de 2023 seria promissora. Foi semifinalista da Copa do Brasil mas, mesmo mostrando bom desempenho contra o Flamengo, foi desclassificado.

Agora, faltando dez rodadas para o final do Brasileirão, o Grêmio apresentou três derrotas seguidas, incluindo o "Grenal", que pode ser considerado um campeonato particular, devido à extrema rivalidade diante do Internacional. O Colorado parece estar em período de recuperação, após sofrer a eliminação da Libertadores e de ter se aproximado perigosamente da zona de rebaixamento no campeonato nacional. No último jogo disputado, o Inter protagonizou o indigesto placar de 7 a 1 sobre o Santos.

As derrotas do Grêmio para o Athletico-PR e para o São Paulo tiveram roteiros completamente opostos. Contra o Furacão, o Tricolor Gaúcho iniciou bem a partida saindo na frente no placar, mas permitiu a virada, perdendo por 2 a 1. Já, na última rodada, a história foi diferente, pois foi amplamente dominado pelo São Paulo, justificando o placar de 3 a 0.

Um atenuante que pode diminuir a responsabilidade do time gaúcho, nessa queda de rendimento frente ao São Paulo, é o fato de que jogadores importantes como Reinaldo e Carballo não estavam à disposição da comissão técnica. Mas, mesmo assim, o Grêmio poderia ter sido mais competitivo e demonstrar maior poder de reação, neste jogo.

Fatores extracampo que determinaram as ausências de jogadores importantes, tem atrapalhado a perfeita execução do esquema idealizado por seu técnico Renato Gaúcho e parecem ser determinantes para a queda de rendimento da equipe. O meio-campista Pepê, que estava em boa fase, foi afastado por lesão, o atacante Bitello foi negociado com o futebol russo e o centroavante Ferreira, ainda não está em plena forma física e técnica, devido a sucessivas lesões que o tiraram de campo.

Como o esquema de Renato Gaúcho requer jogadores capazes de dar amplitude à equipe, jogando aberto pelas laterais, Ferreirinha tornou-se importante para o esquema do Grêmio, após a saída de Everton Cebolinha. Na verdade, o Grêmio está passando por uma metamorfose tática, devido à falta de jogadores, que se encaixem perfeitamente ao esquema.

No início da temporada, Renato Gaúcho tinha uma formação que valorizava a capacidade técnica e o controle de jogo, sem utilizar chutões, com Bitello, Cristaldo e Villasanti no meio-campo, municiando Suárez, no comando do ataque. Mas, aos poucos o Grêmio foi perdendo essa característica interessante de manter o controle de jogo com a posse de bola e hoje está se adaptando à uma forma mais reativa de jogar, sendo menos vistoso técnica e taticamente.

Para tentar minimizar os efeitos desse período de oscilações, o foco deverá ser a organização. A permanência na série A, está praticamente garantida e até o final da campanha, a meta deverá ser pontuar o máximo possível, para garantir a participação em competições internacionais na próxima temporada.

O próximo confronto poderá ser complicado para o Grêmio, apesar de jogar em casa. É contra o Flamengo, adversário que está em fase de recuperação, com o técnico Tite, recém contratado.

Fonte: Globo Esporte/G1

Comunicar erro
Agro Noticia 728x90