Parquinhos mal iluminados e com estrutura precária oferecem riscos na região norte de Palmas

Por Redação em 25/11/2020 às 13:49:34

TV Anhanguera percorreu algumas praças para verificar a situação. Na terça-feira (23), um menino de 10 anos morreu após sofrer um acidente em um parquinho recém-instalado, no setor Santa Fé. Moradores fazem reparos nos parquinhos devido a falta de assistência da prefeitura

Parquinhos mal iluminados e com a estrutura precária oferecem perigo a moradores em várias quadras da região norte de Palmas. A equipe da TV Anhanguera percorreu alguns deles para conferir a situação. Na última segunda-feira (23), um menino, de dez anos, morreu após sofrer um acidente em um parquinho recém-instalado pela prefeitura na praça do setor Santa Fé, na região sul da capital.

Na praça da Arne 74, os aparelhos de atividade física ao ar livre parecem não receber manutenção, estão enferrujados. O morador Euler Vidal mora ja região há oito anos e conta que é a própria comunidade que faz os reparos nas estruturas.

"Isso aqui fomos obrigados a tirar porque ia acabar machucando uma criança, não funciona. A areia fomos nós que colocamos para evitar que uma criança caísse", disse.

Pelo local, é comum ver os moradores tentando melhorar a situação do lugar. O autônomo José Neto Lopes ajuda na manutenção. "Semanalmente, mensalmente também, sempre quando tem um tempinho, final de semana, vai limpando tudo aqui".

Morador mostra stiaução de parquinhos na região norte de Palmas

Reprodução/TV Anhanguera

O engenheiro especialista em segurança Fabrício Machado aponta as questões prioritárias que cada parquinho deve ter para dar maior segurança às crianças.

"Sempre que a gente tratar de brinquedos, é importante sempre seguir as instruções e orientações referentes ao fabricante. Os brinquedos, além de atender ao peso específico, à carga máxima, ter guarda-corpo, sistema de proteção contra queda em altura, corrimão nas escadas. É importante respeitar também dentro do manual as manutenção", explicou.

Em outro parquinho da Arne 63, a estrutura que segura o balanço tem um arame amarrado. O corrimão e a escada estão enferrujados. A parte de baixo do escorregador está com rachaduras.

À noite, o problema fica pior por causa da iluminação. No parque da Arne 63 tem lâmpadas, mas não são suficientes para destacar a falta de manutenção no parquinho.

Na Arno 31, o parquinho sequer tem luminárias. A iluminação vem dos postes que ficam ao lado. No entanto, não são suficientes para deixar o lugar claro. A noite, também tem crianças brincando, os o garçom Osvaldo Alves, evita levar o filho.

"Realmente, precisa de melhorias, principalmente iluminação. Você pode ver que não é bem iluminado à noite".

A Prefeitura de Palmas informou que faz manutenções, tanto da iluminação, na área desses parquinhos, nas praças, quanto nos equipamentos instalados também nos parques.

Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.

Parques mal iluminados oferecem riscos à comunidade em Palmas

Reprodução/TV Anhanguera

Fonte: G1

Comunicar erro
Agro Noticia 728x90