Perto do acesso, Vitória vai reencontrar o Vila Nova, algoz do rebaixamento para Série C em 2021

.

Por Redação em 01/11/2023 às 04:49:34

Em nova fase, times lutam por vaga na Série A em confronto marcado para este domingo Há quase dois anos, o Vitória vivia um dos piores momentos da sua história recente ao ser rebaixado para a Série C. Naquele dia 28 de novembro de 2021, o Rubro-Negro perdeu para o Vila Nova, por 1 a 0, no Barradão, resultado que decretou a queda após sucessivos fracassos. Neste domingo, contudo, as equipes se reencontram no mesmo palco, pela 35ª rodada da Série B, mas com outra ambição: o acesso à elite do futebol nacional.

+ Veja o que o Vitória precisa para confirmar o acesso na 35ª rodada da Série B

Festa rubro-negra: torcida do Vitória bate recorde de público no ano

Siga o ge Vitória nos Canais do WhatsApp

O Vitória tem 99,9% de chances de acesso e pode confirmar a vaga na Série A neste domingo (veja aqui as contas). O Vila Nova, por outro lado, tem 10% de probabilidade de subir, mas ganhou novo fôlego ao vencer o clássico contra o Atlético-GO, por 2 a 1 - é o 8º, com 54 pontos, três de distância para o Criciúma, 4º colocado.

+ Veja mais notícias sobre o Vitória

+ Veja a tabela da Série B

Lembranças amargas

Porém, a briga pelo topo da tabela nem sempre foi realidade nos encontros entre Vitória e Vila Nova. A lembrança mais doída para o torcedor rubro-negro foi em novembro de 2021, em jogo válido pela 38ª rodada da Série B. Na ocasião, o Rubro-Negro perdeu para o Tigre no Barradão e terminou rebaixado após campanha vexatória.

Melhores momentos de Vitória 0 x 1 Vila Nova, pela 38ª rodada da Série B 2021

O Vitória martelou, finalizou 27 vezes, mas não fez a sua parte e perdeu para o Vila por 1 a 0, com belo gol marcado por Éder nos acréscimos [reveja os melhores momentos no vídeo acima]. Esse resultado afundou o Leão na zona de rebaixamento, com 40 pontos.

O Leão, treinado por Wagner Lopes na época, entrou em campo contra o time goiano já em situação delicada. Além de vencer, o Vitória precisava torcer para o Remo perder e Londrina tropeçar, o que não aconteceu.

- A gente lamenta ter que dar mais desculpas ao torcedor. Já estou ficando cansado de vir e falar a mesma coisa. Mas a gente sabia que isso acontecer. Ao longo da temporada a gente foi vendo resquícios de várias coisas que não conseguimos sanar durante a temporada, e terminamos com esse resultado fatídico dentro de casa para terminar esse ano cruel. Agora é pensar em 2022 para reformular o clube, e não ficar no discurso. O Vitória é muito grande e não pode estar na Série C - desabafou o zagueiro Wallace na época, após a derrota para o Vila Nova.

Após fracasso na Série B, o Vitória seguiu em outras crises internas que resultaram na destituição do então presidente Paulo Carneiro. Após assumir o cargo como interino, Fábio Mota foi eleito em setembro de 2022.

O Vila Nova, por outro lado, vivia uma situação mais estável na Série B 2021 e não tinha grandes ambições na reta final. A equipe alvirrubra terminou a competição na 9ª colocação, com 51 pontos.

Raul Prata em ação em Vitória x Vila Nova

Pietro Carpi/EC Vitória

Página virada

Mesmo com toda essa turbulência, o Vitória se reergueu em 2022, fez uma campanha de recuperação na Série C sob o comando de João Burse e voltou para a Segunda Divisão de forma heroica. Já o Vila manteve desempenho regular na Série B, sem muito risco de ser rebaixado, mas também longe do acesso.

Em 2023, as duas equipes caminham para o mesmo objetivo. Às 18h deste domingo (horário de Brasília), Vitória e Vila Nova se encontram no Barradão, que deve ter casa cheia mais uma vez e clima de empolgação para os rubro-negros. Em 2021, a atmosfera do estádio, quase vazio, era de apreensão e protesto.

Léo Gamalho em Vila Nova x Vitória

Victor Ferreira / EC Vitória / Divulgação

Além do título e do acesso, esse jogo vale a quebra de um tabu recente para o Vitória, já que a equipe não vence o Tigre desde setembro de 2019. De lá para cá, foram duas derrotas e um empate. No primeiro turno da Série B 2023, inclusive, o Vila Nova bateu o Rubro-Negro baiano por 1 a 0, com gol de Lourenço- resultado deixou o Rubro-Negro fora do G-4 e o Vila na liderança.

"Muitos pés no chão. Considero como o jogo da nossa vida, o jogo do ano", afirmou Wagner Leonardo após jogo contra o Juventude.

- O jogo mais importante do ano é o próximo porque define a nossa vida. Uma combinação de resultados a gente pode ter acesso e até o título na próxima rodada. A gente tem que trabalhar muito, muito centrado. Ansioso não. A gente é muito centrado. Ansiedade atrapalha - concluiu o defensor.

Agora é esperar o desfecho do novo confronto entre Vila Nova e Vitória. Certo mesmo é que seja qual for o contexto, os dois times têm um histórico de confrontos importantes.

*Estagiário sob supervisão do editor Ruan Melo

Fonte: Globo Esporte/G1

Comunicar erro
Agro Noticia 728x90