Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Geral

Justiça proíbe João Campos de exibir propaganda com 'prática de desinformação' contra Marília Arraes


Juiz considerou que acusações de 'rachadinha' contra Marília Arraes foram "desmentidas e rechaçadas pelo Judiciário". João Campos (PSB) e Marília Arraes (PT) disputam o segundo turno pela prefeitura do Recife

Reprodução/TV Globo

A Justiça Eleitoral determinou que mais uma propaganda de João Campos (PSB) contra Marília Arraes (PT) seja retirada do ar, nesta quinta-feira (26). A liminar concedida trata de um trecho do guia eleitoral em que a campanha da Frente Popular do Recife acusa a petista de praticar o crime de "rachadinha", envolvendo um suposto áudio do deputado federal Túlio Gadêlha (PDT).

O juiz José Júnior Florentino Dos Santos Mendonça, da 1ª Zona Eleitoral, também determinou multa de R$ 10 mil, caso o vídeo volte a ser disseminado. Na peça veiculada na televisão, a campanha de João Campos afirmava que "o Ministério Público pediu a condenação de Marília Arraes por contratação de funcionários fantasmas. Agora, em áudio, também publicado pela imprensa nacional, o deputado Túlio Gadelha, aliado de Marília, sugere que ela faz 'rachadinha' no seu gabinete".

A peça audiovisual, segundo o magistrado, "é fundada em gravação refutada e clandestina, sem qualquer indicativo de sua veracidade, produzida por terceiro que desmentiu pública e notoriamente o seu conteúdo, ao argumento de que houve manipulação e trucagem" e também "sugere inequívoca prática de desinformação".

Na decisão, o juiz afirmou que as informações divulgadas nessa campanha são fundadas "em fatos já rechaçados no juízo criminal" e que a publicação, "além de explorar situação fática de duvidosa veracidade", omite "o insucesso da demanda criminal ajuizada pelos mesmos fundamentos"

A propaganda de João Campos, segundo o magistrado, "tem tons de desinformação, e com conteúdo ofensivo à imagem pública da Senhora Marília Valença Arraes".

Outras ações

Também nesta quinta, a Justiça concedeu a Marília um direito de resposta sobre uma propaganda que foi retirada do ar pela Justiça Eleitoral. A petista terá entre 15 e 18 inserções, em três emissoras.

A campanha do socialista havia afirmado que Marília era contra o Prouni municipal e a Bíblia. Os dois disputam a prefeitura do Recife, no segundo turno, no domingo (29).

Em outra ocasião, panfletos apócrifos com teor semelhante, entregues com material de campanha do PSB, também foram proibidos de serem distribuídos pela Frente Popular. As peças, incluindo uma terceira, que fala sobre uma suposta denúncia de funcionários fantasmas, tiveram decisões contrárias da Justiça Eleitoral.

Outro lado

Na quarta (25), a Justiça Eleitoral determinou que a coligação Recife Cidade da Gente, liderada por Marília Arraes (PT), retire do ar uma propaganda política que associa a campanha de João Campos (PSB) a atos de machismo e desrespeito.

VIDEOS: João Campos e Marília Arraes apresentam propostas para o Recife

G1

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!