Embalado, Grêmio encara o Bahia para manter sonho de título vivo; veja os números

.

Por Redação em 04/11/2023 às 06:28:22

Tricolor está a seis pontos do líder Botafogo, mas ainda depende de resultados paralelos A série de três vitórias seguidas recolocou o Grêmio no pelotão de cima do Brasileirão. Não só isso, também renovou uma esperança que estava adormecida, a de possibilidade de título. A missão é daquelas quase impossível, mas é com esse pensamento que o time entra em campo para enfrentar o Bahia na noite deste sábado, na Arena.

+ Alô, torcida tricolor! O ge Grêmio está no WhatsApp!

Grêmio recebe o Bahia, na Arena, no sábado (4)

O Tricolor abre a 32ª rodada na quarta colocação, com 53 pontos. A distância para o líder Botafogo caiu para seis pontos, mas os cariocas têm um jogo a menos. O vice-líder Palmeiras tem 56, um ponto a mais que o Red Bull Bragantino, o terceiro colocado.

Segundo as projeções do Espião Estatístico do ge, o Grêmio tem apenas 1,97% de chances de conquistar a taça. Já o departamento de matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que também calcula as chances de cada time, aponta uma probabilidade maior, de 3,7%.

– Eu sei que o título é muito difícil, mas nós vamos correr atrás enquanto houver possibilidade. É difícil? Sim. O Botafogo tem uma grande equipe e uma grande gordura. Mas temos um confronto direto e torcemos por tropeços. O Grêmio está na parte de cima da tabela não é por acaso. É por trabalho – destacou Renato.

Veja também

+ Suárez pode bater recorde de jogos em uma temporada

+ Grêmio blinda vestiário e dá resposta imediata após "pacto"

Nas duas projeções, a conquista da taça é improvável por um motivo simples. Com sete rodadas a disputar, o Grêmio pode chegar no máximo a 74 pontos. A probabilidade de ser campeão com essa pontuação é de 98,4%. Mas a projeção atual indica que seriam necessários 79 para levar a taça.

Mas mesmo que o Tricolor faça 100% de aproveitamento até o fim do Brasileirão – algo bastante improvável –, ainda teria que contar com o tropeços dos principais rivais na corrida pela taça.

O time de Renato tem pela frente um confronto direto com o Botafogo, após o duelo contra o Bahia, fora de casa, que surge como uma chance para encurtar a distância para os cariocas. A grande questão é que ainda precisaria contar com uma queda de rendimento de Bragantino e Palmeiras.

Renato foi decisivo na vitória do Grêmio com as mudanças

Lucas Uebel/Grêmio

Se no returno o Botafogo teve uma queda significativa no aproveitamento (36,3%), os outros dois principais concorrentes têm um rendimento melhor do que o Grêmio. O Bragantino soma 69,7% e o Palmeiras 61,1%, ante 52,7% do time gaúcho. O líder do returno é o Atlético-MG, com 69,4%.

A principal meta do Grêmio segue sendo a vaga na Libertadores do ano que vem. O pacto firmado entre jogadores, comissão técnica e direção antes das últimas três vitórias foi para chegar nesse objetivo. Porém, enquanto houver chances, o sonho estará de pé.

A atual sequência de vitórias é a maior no Brasileirão, junto a outros dois períodos com três triunfos seguidos. Um resultado positivo contra o Bahia significaria a maior série conquistada na competição. No ano desde o início do Brasileiro, o Tricolor teve quatro vitórias em um momento, com três jogos da Série A e o 1 a 0 sobre o Cruzeiro na volta das oitavas da Copa do Brasil.

O Grêmio recebe o Bahia na noite deste sábado, na Arena, às 19h30, pela 32ª rodada do Brasileirão. Com lesões musculares confirmadas, o zagueiro Geromel e o volante Pepê são os principais desfalques na equipe titular.

???? Ouça o podcast ge Grêmio ????

+ Assista: tudo sobre o Grêmio no ge e na TV

Fonte: Globo Esporte/G1

Comunicar erro
Agro Noticia 728x90