Chuvas abaixo da média devem afetar safra 24/25 da cana no Centro-Sul e reduzir oferta de açúcar e etanol, projeta consultoria

.

Por Redação em 06/03/2024 às 13:59:16

Indústrias são responsáveis por mais de 90% da produção da cana-de-açúcar no país. Projeção foi divulgada nesta quarta (6) em evento que marca calendário do setor sucroenergético. Safra de cana em SP

Reprodução/TV TEM

A quantidade de cana-de-açúcar processada pelas usinas da região Centro-Sul do país deve sofrer uma queda de 9,8% durante a safra 2024/2025, em relação ao período anterior. A projeção foi divulgada nesta quarta-feira (6) pela consultoria agrícola Datagro, durante o evento "Abertura de Safra", considerado um marco no calendário anual do setor sucroenergético.

Siga o canal do g1 Ribeirão e Franca no WhatsApp

Segundo as estimativas, as indústrias dessa região, responsáveis por mais de 90% da produção brasileira da matéria-prima, devem moer 592 milhões de toneladas até abril do ano que vem. A safra 2023/2024, por sua vez, deve terminar com 656 milhões de toneladas moídas, estimam os especialistas.

Presidente da Datagro, Plínio Nastari destacou a expectativa por chuvas abaixo da média nos próximos meses como principal motivo pela projeção de queda no processamento da cana.

"Essas chuvas de março e abril são muito importantes para a determinação do tamanho do canavial e da produtividade no segundo e no terceiro terços da safra. Foram exatamente essas chuvas em março e abril do ano passado que levaram à safra que tivemos em 23/24", explica.

Nastari também pontuou a chegada do fenômeno La Niña no segundo semestre, o que deve intensificar a falta de chuvas e possibilitar geadas, prejudicando mais a produção.

Além das condições meteorológicas, a alta no consumo de mudas, em meio a uma redução na produtividade agrícola, e a renovação mais tímida do canavial, são fatores que devem impactar a moagem da cana projetou o presidente.

Produção e oferta de açúcar e etanol

Como consequência dos números da safra de cana-de-açúcar, a consultoria também prevê uma diminuição da produção de açúcar e etanol. Veja abaixo:

Açúcar

Safra 23/24 - 42,5 milhões de toneladas

Safra 24/25 - 40,4 milhões de toneladas

Etanol

Safra 23/24 - 33,5 bilhões de litros

Safra 24/25 - 30,4 bilhões de litros

Apesar das reduções na produção, Plínio Nastari afirmou que haverá "pouco impacto" na oferta desses produtos, que também leva em consideração os estoques atuais.

"A oferta de produto final deve ser pouco impactada: 400 mil toneladas a menos de açúcar e 1,78 bilhão de litros de etanol a menos", destacou.

Colheita da cana em SP

Reprodução/TV TEM

Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão Preto e Franca

VÍDEOS: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região

Fonte: G1

Comunicar erro
Agro Noticia 728x90