Max Russi se une a projeto de repressão à violência contra mulher

Por Redação em 06/03/2024 às 14:47:46

O deputado Max Russi (PSB) citou os Ă­ndices alarmantes da violĂȘncia contra a mulher no estado e defendeu o reforço nas ações de enfrentamento. Russi participou, nesta terça-feira (05), do lançamento oficial do atendimento virtual do projeto "Casa de EurĂ­dice" e da Operação Integrada Átria. "O nosso estado tem Ă­ndices de violĂȘncia alarmantes contra as mulheres, por isso precisamos reforçar o enfrentamento", defendeu.

Mato Grosso registrou 957 chamadas à Central de Atendimento à Mulher em 2023, conforme balanço divulgado pelo Ministério da Mulher. JĂĄ a intenção de ambas as ações é potencializar a repressão e prevenção a crimes de violĂȘncia. Para Max Russi, um trabalho louvĂĄvel, que revela a união entre os poderes.

"Parabenizo a todos, à primeira-dama Virginia Mendes, pela sensibilidade em atuar e fazer parte disso, e a todos os envolvidos, pois esse é um passo importante, porque nós precisamos acabar com a violĂȘncia contra as mulheres. Nós, como Assembleia Legislativa, estaremos sempre à total disposição", reforçou.

Max é autor de leis e tem atuado na ampliação da rede de proteção. A Lei 11.100, por exemplo, obriga bares, restaurantes e casas noturnas a adotarem medidas de auxĂ­lio às mulheres que se sintam em situação de risco.

Na prĂĄtica, fica obrigatório que esses estabelecimentos desenvolvam formas de comunicação simples e discretas, com o intuito de diminuir o nĂșmero de vĂ­timas de qualquer tipo de violĂȘncia. A intenção é oferecer à mulher que se sinta ameaçada um ambiente seguro para pedir ajuda, evitando que ela seja coagida pelo possĂ­vel agressor.

Outra ação de relevância, proposta por Max Russi, que inclusive teve um estudo aprofundado apresentado pela Secretaria de Estado de AssistĂȘncia Social e Cidadania (Setasc-MT), durante o evento de hoje, foi o Ser FamĂ­lia Mulher.

Idealizado pela primeira-dama Virginia Mendes, a partir do substitutivo integral nÂș 2 ao Projeto de Lei nÂș 73/2020 proposto pelo deputado e convertido na Lei nÂș 11.222/2020, o programa atende mulheres que estão sob medida protetiva em situação de vulnerabilidade social e financeira, o popular "AuxĂ­lio Moradia".

Repressão à violĂȘncia – O projeto Casa de EurĂ­dice, que é uma homenagem à mãe da primeira-dama Virginia Mendes, EurĂ­dice Gomes da Silva, é desenvolvido pela PolĂ­cia JudiciĂĄria Civil e busca ampliar os atendimentos às vĂ­timas de violĂȘncia doméstica e vulnerĂĄveis, com atendimentos padronizados e garantia à proteção integral das vĂ­timas.

JĂĄ a Operação Nacional Átria envolve as PolĂ­cias Civis dos 26 estados e do Distrito Federal (DF), buscando a integração das forças de segurança para uma atuação coordenada em âmbito nacional. O foco principal é aprimorar a atuação estatal no cumprimento de prisões, apreensões, expedição de medidas protetivas de urgĂȘncia e ações educativas de prevenção.

Além de Max, a solenidade contou com a participação da primeira-dama Virginia Mendes, da delegada-geral da PJC, Daniela Silveira Maidel, além de autoridades do judiciĂĄrio e segurança.

Fonte: Assessoria

Comunicar erro
Agro Noticia 728x90