Ministério da Saúde permite ampliação de faixa etária para vacina da dengue em doses prestes a vencer

Caberá aos municípios decidir como farão ampliação.

Por Redação em 17/04/2024 às 21:18:30

Foto: Simepar

Caberá aos municípios decidir como farão ampliação. Doses com validade até 30 de abril poderão ser aplicadas. A Câmara Técnica de Imunizações do Ministério da Saúde decidiu liberar a ampliação das faixas etárias para a vacina da dengue no Sistema Único de Saúde (SUS) no caso de vacinas com vencimento próximo.

As vacinas com validade até 30 de abril poderão ser aplicadas em pessoas de quatro a 59 anos, a critério dos municípios que tiverem doses sobrando.

Uma nota técnica será enviada aos estados com a nova orientação.

Jornalista Edilma Neiva morre de dengue no DF.

O Ministério reforça que seja priorizada a faixa etária de 10 a 14 anos, público para os quais já estavam liberadas as doses desde o início de março. Apesar disso, a baixa adesão fez com que doses estocadas nos municípios se aproximassem da validade.

A segunda dose será garantida para o público que tomar a vacina nesta antecipação.

A pasta informou ainda que não é possível quantificar as doses disponíveis com esta data de validade, uma vez que já foram distribuídas e as aplicações não são informadas imediatamente ao Ministério da Saúde. Os dados podem demorar dias ou semanas para serem repassados para o sistema federal.

"De maneira excepcional, a ampliação da vacinação será permitida nas unidades de saúde durante a jornada de trabalho, preferencialmente para a população entre seis e 16 anos de idade. Esta estratégia poderá ser ampliada até o limite etário especificado na bula da vacina Qdenga", decidiu o Ministério para as vacinas com vencimento até 30 de abril.

A Qdenga pode ser aplicada em pessoas de quatro anos a 59 anos 11 meses e 29 dias.

O Ministério ainda pediu que seja intensificada nos estados e municípios a comunicação em prol da vacinação e as estratégias para atrair o público para a imunização.

Fonte: G1

Comunicar erro
Agro Noticia 728x90