Cacique Raoni entrega carta ao Papa Francisco e pede ajuda para conscientizar população sobre enchentes no RS e incêndios em MT

Por Redação em 16/05/2024 às 18:01:06

O cacique Raoni Metuktire, líder do povo Kayapó, entregou uma carta ao Papa Francisco, nesta quinta-feira (16), falando sobre as enchentes no Rio Grande do Sul e sobre a vulnerabilidade que os povos indígenas têm sofrido devido à perda da biodiversidade, em Mato Grosso. Na carta, ele pede apoio da Igreja Católica durante as mudanças e catástrofes climáticas que o Brasil está enfrentando.

No documento entregue ao Papa, Raoni disse que o país está testemunhando uma tentativa de reverter os direitos que foram garantidos aos indígenas, pela Constituição Brasileira. Ele afirma que, no cenário internacional, é evidente a crise que o país sofre perante aos problemas ambientais.

"É por isso que – na oportunidade da Cúpula do Clima das Pontifícias Academias de Ciências e de Ciências Sociais – viemos para rogar que Vossa Santidade continue nos ajudando, ao fazer com que a palavra da Igreja Católica, o chamado da Encíclica Laudato Sí e da Pastoral da Amazônia, cheguem aos membros de nosso Congresso que aparentemente não receberam ou compreenderam devidamente, até hoje, tal solene e alertadora mensagem", diz trecho da carta.

Ao g1, o sobrinho-neto de Raoni, Patxon Okreãjti, disse que é de extrema importância que o Papa, juntamente com a comunidade católica, demonstre interesse e preocupação com a causa, para que os impactos ambientais sejam minimizados, através de campanhas de conscientização.

"Além das enchentes que ocorrem no Rio Grande do Sul, ainda há o problema de desmatamento, seca nos rios e as regiões que sofrem com os incêndios [em Mato Grosso]. Por isso, o cacique pede que as pessoas se mobilizem e olhem para esses fenômenos que estão ocorrendo de maneira desenfreada. Pedimos apoio do Papa para que mais pessoas tenham consciência sobre o assunto, já que, quando eu falo, ninguém me escuta no Brasil", disse.

Fonte: G1

Comunicar erro
Agro Noticia 728x90