Estudante de Ribeirão Preto ajuda ONU a combater conteúdos falsos sobre vacina contra Covid-19

Por Redação em 19/12/2020 às 08:52:35

Wasim Aluísio Prates Syed, que estuda farmácia na Universidade de São Paulo (USP), foi chamado para fazer parte de uma ação global de conscientização sobre a imunização. Jovem de Ribeirão Preto, SP, ajuda no combate às fake news sobre vacinas

P

Coordenador do grupo União Pró-Vacina, que busca combater a disseminação de conteúdos falsos sobre os imunizantes, o estudante de farmácia Wasim Aluísio Prates Syed, de Ribeirão Preto (SP), foi convidado para fazer parte de uma iniciativa global das Organizações das Nações Unidas (ONU) que visa desmistificar os mitos a respeito das vacinas contra a Covid-19.

"A gente já lançou guias sobre fake news das vacinas. Estes grupos colocam muito em risco a saúde pública não só no Brasil, como no mundo", diz Wasim, que passou a se dedicar à causa após estudar, junto com outros cientistas brasileiros, como as informações falsas se propagam pelo mundo digital.

Um dos estudos, que analisou dois grupos anti-vacina do Facebook entre maio a julho, constatou aumento de 338% na disseminação destes conteúdos sobre o imunizante. Outra das plataformas onde os rumores mais se propagam, segundo os pesquisadores, é o YouTube.

Sob incentivo da ONU, estudante de Ribeirão Preto (SP) usa TikTok para combater fake-news sobre vacinas contra Covid-19

EPTV/Reprodução

Conscientização

A pedido da ONU, Wasim grava vídeos educativos sobre as vacinas que estão sendo produzidas e os publica no TikTok, uma rede social para vídeos curtos que explodiu durante a pandemia de Covid-19 com vídeos de música e dança. Em um mês, o grupo pró-vacina conquistou 70 mil visualizações na plataforma.

"O grupo é formado por pesquisadores que já estão trabalhando há muito tempo com vacinas, com imunologia, e é muito mais interessante quando alguém vem conversar e passar a informação de forma mais atrativa, com linguagem mais acessível e simplificada", explica o estudante.

A iniciativa, batizada de Team Halo, é fruto de parceria da ONU com o The Vaccine Confidence Project, da Escola de Higiene e Medicina Tropical da Universidade de Londres, e da Vaccine Alliance.

Estudante de farmácia em Ribeirão Preto (SP), Wasim Aluísio Prates Syed faz parte de iniciativa da ONU para combate a fake-news sobre vacina contra o coronavírus

EPTV/Reprodução

Outra integrante do grupo internacional é a microbiologista Natalia Pasternak, que criou um instituto, batizado de Questão de Ciência, para combater o que considera pseudociência. Foi Pasternak quem convidou Wasim para participar do coletivo.

"Quando a ONU quis expandir o time, eles me pediram indicações e queriam principalmente pessoas jovens. Eu conhecia o Wasim e sabia que ele seria perfeito para isso. Como esperado, ele está se saindo muito bem", avalia.

Estudante de farmácia em Ribeirão Preto (SP), Wasim Aluísio Prates Syed faz parte de iniciativa da ONU para combate a fake-news sobre vacina contra o coronavírus

EPTV/Reprodução

Pasternak, que assim como Wasim é formada pela Universidade de São Paulo (USP), elogia a atuação da União Pró-Vacina. Para ela, o trunfo dos jovens é não pregar ideologias, mas ensinar os espectadores para que eles próprios entendam e tomem decisões a respeito da vacinação.

"Os guias deste projeto sabem do que estão falando. Vocês podem confiar no que eles estão falando, mas, principalmente, vocês podem aprender com eles, para que se sinta confortável, entendendo o processo e daí possa entender e tomar a vacina, que é nosso objetivo final", diz.

Microbiologista Natalia Pasternak faz parte de grupo da ONU para combate a fake-news sobre vacinas contra o coronavírus

EPTV/Reprodução

Veja mais notícias da região no G1 Ribeirão Preto e Franca

Fonte: G1

Comunicar erro
Agro Noticia 728x90