BC comunica vazamento de dados cadastrais de pessoas em duas instituições de pagamento

Por Redação em 11/06/2024 às 09:10:53

O Banco Central informou nesta terça-feira (11) que ocorreram "incidentes de segurança" com dados pessoais vinculados a chaves PIX de pessoas com contas nas instituições de pagamento IUGU e PAGCERTO em razão de "falhas pontuais em sistemas".

Esses foram o nono e o décimo vazamento de dados de clientes por instituições financeiras e de pagamentos do PIX -- sistema em tempo real desenvolvido pelo Banco Central e está em funcionamento desde novembro de 2020.

"Não foram expostos dados sensíveis, tais como senhas, informações de movimentações ou saldos financeiros em contas transacionais, ou quaisquer outras informações sob sigilo bancário. As informações obtidas são de natureza cadastral, que não permitem movimentação de recursos, nem acesso às contas ou a outras informações financeiras", informou o BC, por meio de comunicado.

O g1 perguntou ao BC quantas pessoas foram afetadas pelo vazamento de informações cadastrais do PIX. Mas não obteve resposta até a última atualização dessa reportagem.

O g1 entrou em contato com as instituições de pagamento afetadas pelo vazamento de dados por email e aguarda resposta.

Segundo o Banco Central, as pessoas que tiveram seus dados cadastrais obtidos a partir do incidente serão notificadas por meio do aplicativo, ou pelo internet banking de sua instituição de relacionamento.

"Nem o BC nem as instituições participantes usarão quaisquer outros meios de comunicação aos usuários afetados, tais como aplicativos de mensagem, chamadas telefônicas, SMS ou e-mail", acrescentou o Banco Central.

A instituição informou, ainda, que foram adotadas "ações necessárias para a apuração detalhada do caso e serão aplicadas as medidas sancionadoras previstas na regulação vigente".

Fonte: G1

Comunicar erro
Agro Noticia 728x90