ONM 2

Quatro são presos durante fechamento de garimpo ilegal em área de preservação de MT

.

Por Redação em 11/07/2024 às 13:07:22

Polícia aprendeu 21 gramas de material semelhante a ouro e máquinas pesadas utilizadas no crime. Máquinas pesadas utilizadas no crime foram apreendidas

Polícia Militar de Proteção Ambiental

Quatro pessoas foram presas enquanto agentes do Batalhão de Polícia Ambiental fechavam um garimpo ilegal, em uma Área de Preservação Permanente (APP), em Poconé, a 104 km de Cuiabá, na última terça-feira (9). Na ação, 21 gramas de material semelhante a ouro e máquinas pesadas utilizadas no crime foram apreendidas.

Os policiais foram ate o local do garimpo ilegal atendendo denúncias que o Ministério Público recebeu sobre um ponto de degradação, nas proximidades do Distrito de Cangas.

? Clique aqui para seguir o canal do g1 MT no WhatsApp

No lugar, os agentes encontraram uma área típica de funcionamento de garimpos ilegais e flagraram três homens realizando a extração de minérios com motor estacionário e uma máquina retroescavadeira, que funcionava próxima de uma nascente do rio.

O motorista do veículo disse aos polícias que era o responsável pela atividade realizada na área e não apresentou nenhuma documentação que permitisse a exploração e degradação da área.

Danos ambientais

Equipamentos foram apreendidos pelos policiais e os suspeitos presos

Polícia Militar de Proteção Ambiental

Segundo a polícia, ficou constatado que os responsáveis pelo empreendimento ilegal represaram e alteraram o curso natural das águas, além da alta degradação e danos ao solo.

Ainda no local, foram encontradas outras máquinas, como outro motor estacionário, rampa de lavagem de resíduos e bombas de água.

? Clique aqui para seguir o canal do g1 MT no WhatsApp

Os suspeitos foram conduzidos para a delegacia e o maquinário apreendido pelas equipes. As multas pelos crimes serão produzidas após ser realizada a total dimensão dos danos ambientais causados, informou a PM.

Fonte: G1

Comunicar erro
Agro Noticia 728x90