Bloco de Rodrigo Maia anuncia candidatura de Baleia Rossi, do MDB, à presidência da Câmara

Por Redação em 23/12/2020 às 17:41:30

Deputado é líder do MDB na Câmara e presidente nacional do partido. Ele enfrentará Arthur Lira (PP-AL), apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro. Eleição está marcada para 1º de fevereiro. O deputado Baleia Rossi (MDB-SP) durante anúncio da candidatura dele a presidente da Câmara

Reprodução / TV Câmara

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e líderes de partidos que compõem o bloco formado para disputar a presidência da Casa anunciaram nesta quarta-feira (23) que o deputado Baleia Rossi (MDB-SP) foi escolhido pelo grupo para concorrer ao comando da Câmara.

Na última sexta-feira (18), os partidos de oposição PT, PCdoB, PSB e PDT anunciaram adesão ao bloco articulado pelo atual presidente da Câmara. Com a decisão, o bloco passou a ser integrado por 11 legendas — além das quatro legendas oposicionistas, PSL, MDB, PSDB, DEM, Cidadania, PV e Rede.

Faltava, no entanto, o anúncio de qual deputado concorreria com apoio do grupo. Nesta quarta, após reuniões em Brasília, Rossi foi anunciado como o postulante.

“O que nos une neste momento é a defesa intransigente da nossa democracia, do estado democrático de direito, das liberdades, do respeito as minorias. E claro que num bloco partidário que tem posições diferentes sobre diversos temas, essa diferença nos fortalece e demonstra que na democracia uma das belezas é respeitar quem pensa diferente de você", declarou Rossi durante o anúncio.

Em 2019, deputado Baleia Rossi foi eleito presidente nacional do MDB; relembre

"Pela independência da Câmara, para que a nossa Câmara continue com o protagonismo. Maia foi fundamental nesse período triste de pandemia, em que mais de 180 mil brasileiros perderam vidas. Todo o esforço da Câmara foi para atender às demandas da população", prosseguiu.

Filho do ex-deputado e ex-ministro Wagner Rossi, Baleia Rossi é líder do MDB na Câmara e presidente nacional do partido.

O anúncio foi feito pelo deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB) – que, além de Rossi, era um dos principais cotados pelo grupo. Segundo Ribeiro, o bloco reúne 281 parlamentares – o número representa mais que a metade dos 513 deputados com mandato.

"No projeto que nós integramos da defesa da democracia, da independência da Câmara, da liberdade, eu decidi decidir. Abrir mão da nossa pré-candidatura para que, dando um passo atrás, o Brasil possa dar um passo a frente na consolidação da candidatura do Baleia Rossi", declarou.

Sadi: Baleia Rossi será o candidato apoiado por Maia para a presidência da Câmara

A eleição que definirá a nova Mesa Diretora da Câmara está marcada para 1º de fevereiro. O candidato do bloco de Maia enfrentará o deputado Arthur Lira (PP-AL), que conta com o apoio do governo do presidente Jair Bolsonaro.

Além da presidência, outros dez cargos, incluindo quatro suplentes, serão definidos na eleição prevista para 1º de fevereiro.

Esquerda ainda debate

Até a manhã desta quarta, a cúpula do PT ainda vinha sendo pressionada a vetar o apoio do grupo a um nome do MDB. Nomes como Dilma Rousseff e Fernando Haddad fizeram críticas e lembraram a liderança do partido de Michel Temer pelo impeachment da então presidente, segundo informou o blog da comentarista do G1 e da TV Globo Andréia Sadi.

Enquanto ocorria o anúncio em frente à residência oficial da presidência da Câmara em Brasília, a presidente nacional do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PR), publicou em uma rede social que o PT "só vai decidir" sobre uma eventual candidatura após debater com partidos de oposição.

"O PT só vai decidir s/ [sobre] candidatura à presidência da Câmara ao fim de um debate c/ [com] os partidos de oposição. Continuará buscando unidade de ação p/ [para] garantir defesa da democracia, independência do Legislativo, derrota do autoritarismo e obscurantismo e os direitos do povo brasileiro", escreveu Gleisi.

Sucessão da Câmara: cúpula do PT sofre pressão para vetar apoio a candidato do MDB

Os presidentes e líderes de PT, PSB, PDT e PCdoB também afirmaram, em comunicado conjunto, que pretendem se reunir com Baleia Rossi na próxima segunda (28), para conhecer "as propostas e compromissos de procedimentos que nortearão sua candidatura à presidência da Casa".

No discurso feito após o anúncio, Baleia Rossi citou os partidos de esquerda e do "centro democrático" e disse que pretende conversar "com muita humildade com cada um dos parlamentares".

"Queria deixar aqui minha palavra de entusiasmo com este início de campanha, de agradecimento a todos os partidos, partidos do centro democrático, partidos da esquerda. [Dizer] que nos vamos fazer o diálogo, nós vamos mostrar claramente o que nós defendemos, e nós vamos trabalhar a partir de agora, conversando com muita humildade com cada um dos parlamentares, para mostrar que a Câmara livre e independente é o melhor para o futuro do nosso país", declarou.

VÍDEOS: tudo sobre política no Brasil e no mundo

Fonte: G1

Comunicar erro
Agro Noticia 728x90