Eleição no Senado: segunda maior bancada, PSD anuncia apoio a Rodrigo Pacheco, do DEM

Por Redação em 06/01/2021 às 02:25:37

Senador conta com o apoio do atual presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP). Maior bancada da Casa, MDB avalia lançar candidato para disputa. Eleição será em fevereiro. Senador Rodrigo Pacheco (DEM-MG)

Marcos Oliveira/Agência Senado

A bancada do PSD no Senado anunciou nesta terça-feira (5) que apoiará Rodrigo Pacheco (DEM-MG) na disputa pela presidência da Casa. A legenda tem a segunda maior bancada do Senado, com 11 integrantes. A eleição, em votação secreta, será em fevereiro.

A decisão foi tomada por unanimidade, em reunião virtual da bancada. Em nota, o partido disse entender que Pacheco "reúne todas as condições para presidir, contribuir e garantir as tradições políticas, administrativas e legais que regem o funcionamento do Senado".

A possível candidatura de Rodrigo Pacheco tem sido articulada pelo atual presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), que não pode disputar a reeleição.

Isso porque o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, em dezembro, que não cabe reeleição. A Constituição proíbe a reeleição no pleito subsequente ao da eleição.

Cantanhêde: PSD decide apoiar Rodrigo Pacheco (DEM) para eleição no Senado

Desde o julgamento no Supremo, Alcolumbre passou a se reunir com várias siglas em busca de apoio a Pacheco.

Além disso, pesou na decisão do PSD a participação de Antonio Anastasia (PSD-MG), atual vice-presidente do Senado, que mantém relação política com Pacheco e com o prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD).

Nesta terça, Anastasia, Pacheco e Kalil participaram de reuniões na capital mineira. Líder do PSD no Senado, Otto Alencar (BA), também viajou a Minas Gerais para participar das audiências.

Sadi: briga pelas presidências da Câmara e do Senado vai muito além do Congresso

MDB deve lançar candidatura própria

Se a candidatura de Pacheco for oficializada, o senador do DEM deverá enfrentar um nome do MDB, maior legenda da Casa, formada por 13 senadores.

Conforme o colunista do G1 e da GloboNews Gerson Camarotti, o partido quer recuperar o comando do Senado, após ter presidido a Casa entre 2007 e 2018.

O representante do partido na disputa ainda não foi definido, mas os seguintes nomes têm sido mencionados nos bastidores: Eduardo Braga (MDB-AM), líder do partido no Senado; Simone Tebet (MDB-MS), presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ); Fernando Bezerra (MDB-PE), líder do governo no Senado; e Eduardo Gomes (MDB-TO), líder do governo no Congresso.

O cenário da disputa

Parlamentares de PT, PP, PL, PSC e DEM avaliam apoiar Rodrigo Pacheco.

Outras siglas, como o Podemos, podem lançar candidatos próprios ou apoiar um nome do grupo batizado "Muda Senado". Major Olimpio (PSL-SP), que faz parte desse grupo, já anunciou que vai participar da disputa.

O "Muda Senado" pode, no entanto, lançar outro nome ou apoiar Simone Tebet (MDB-MS), que também conta com a Rede (2 integrantes).

PT

Pacheco já teve conversas preliminares com petistas, que, segundo apurou o G1, avaliaram apoiá-lo. Para os senadores do PT, Pacheco demonstra ter independência em relação ao governo Jair Bolsonaro e capacidade para conduzir o Senado em momentos de pressões políticas e populares.

Além disso, os petistas têm resistência aos nomes de Simone Tebet, Bezerra e Eduardo Gomes, todos do MDB, e os dois últimos aliados de Bolsonaro.

Atualmente, a tendência na bancada do PT é apoiar Pacheco. Em troca, os senadores petistas negociam uma vaga na Mesa Diretora do Senado e a presidência da Comissão de Assuntos Sociais.

Fonte: G1

Comunicar erro
Agro Noticia 728x90