Produtores franceses de foie gras pedem abate de mais de 350 mil aves por surto de gripe aviária

Por Redação em 08/01/2021 às 12:57:38

Foram detectados 124 surtos da doença na França, especialmente no sudoeste do país. Gripe aviária: produtores franceses de foie gras pedem abate de mais de 350 mil aves

Produtores franceses de foie gras – um patê de fígado de ganso ou pato – pediram o abate de mais de 350 mil aves por causa de uma cepa contagiosa de gripe aviária que atingiu fazendas do sudoeste do país.

O ministro da Agricultura da França, Julien Denormandie, disse nesta sexta-feira (8) estar em uma "corrida contra o relógio" frente a um vírus da gripe aviária "altamente patogênico".

Desde dezembro, "quase 400.000 patos foram sacrificados no departamento de Landes (sudoeste)", e "mais centenas de milhares serão sacrificados", disse Denormandie, segundo a agência de notícias AFP.

A cepa H5N8 da gripe aviária, que também atinge outros países europeus, foi detectada pela primeira vez em uma fazenda francesa no início de dezembro passado. Desde então, foram detectados 124 surtos de gripe aviária, especialmente no sudoeste, berço da produção de foie gras.

A China suspendeu importações de aves de criadouros franceses desde o dia 5 de janeiro, devido a essa crise. A intenção é proteger a produção local.

Veja os vídeos mais assistidos do Globo Rural

Fonte: G1

Comunicar erro
Agro Noticia 728x90