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LISTA: veja as 10 scooters mais vendidas do Brasil em 2024

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Por Redação em 11/01/2025 às 02:18:30

Segmento deu um salto em participação de mercado devido à comodidade que as scooters oferecem: espaço para bagagem e câmbio automático. A Honda Elite 125 foi a quarta scooter mais vendida de 2024 com 27.697 novas unidades emplacadas

divulgação/Honda

As scooters têm conquistado mais espaço na garagem dos brasileiros, segundo dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). Em 2024, esse tipo de veículo se tornou a preferência de 35,5% dos compradores de motocicletas em todo o país.

No ano, foram 1.875.903 emplacamentos de motocicletas no país, de acordo com a entidade. As scooters corresponderam por mais de 666 mil unidades.

Elas tiraram vendas, sobretudo, do segmento de entrada (city/street), que é composto por motocicletas como Honda CG e Yamaha YBR. Esse segmento perdeu participação de mercado, passando de 42,2% em 2023 para 39,7% em 2024.

Veja abaixo a lista de scooters mais vendidas de 2024.

Honda Biz 125: 278.350 unidades;

Honda Pop 110i: 169.940 unidades;

Honda PCX 160: 55.067 unidades;

Honda Elite 125: 27.697 unidades;

Avelloz AZ1: 18.121 unidades;

Yamaha NMax 160: 17.538 unidades;

Yamaha NEO 125: 16.788 unidades;

Shineray XY 50: 15.339 unidades;

Yamaha Fluo 125: 13.253 unidades;

Honda ADV 150: 13.182 unidades.

?? A Fenabrave não separa as scooters das cubs, motonetas ligeiramente diferentes das scooters. Portanto, a lista acima contém modelos desse segmento.

?? O g1 também excluiu da lista a Shineray Shi 175, pois o modelo não faz parte da categoria. A própria marca a define como uma trail e já fez um pedido oficial para a retirada da moto da lista de cubs.

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Sucesso das scooters

Todo o segmento de motos desfruta de um ótimo momento no Brasil. As projeções da Fenabrave para 2025 dão conta de um crescimento de 10% para as vendas de motocicletas. O Brasil passaria de 1,875 milhão de unidades para 2,063 milhões de emplacamentos ao final do ano.

As motonetas, nas quais se pilota com as pernas juntas, é possível ter duas grandes vantagens que as motocicletas não possuem. A primeira é o câmbio automático, que normalmente é CVT, e proporciona uma facilidade de pilotagem que as tradicionais City não possuem.

O segundo ponto positivo é o bagageiro sob o assento que, na maioria dos modelos, guarda pelo menos um capacete. Há modelos maiores que suportam até dois capacetes e mais alguns objetos, o que livra o piloto e o garupa da obrigação de carregarem os itens de proteção para onde forem.

E não se pode esquecer do escudo frontal e do apoio de pé dos scooters. A proteção extra que esses itens proporcionam, por protegerem o piloto de tudo que há à frente, ajuda a manter não só a roupa limpa, mas evita choque com pedrinhas e insetos que podem estar no caminho.

Mas vale a ressalva: as CUBs (category upper basic, que traduzindo livremente, quer dizer "categoria básica superior") possuem câmbio semi-automático, ou seja, dispensam o uso do manete de embreagem, mas ainda assim é preciso fazer as trocas de marcha nos pedais.

Boa parte do sucesso é a preferência das mulheres pelas scooters, sendo que elas também passaram a andar mais de moto no ano que passou.

O relatório "Panorama Estatístico Brasileiro de Motocicletas" mostra que o percentual de mulheres proprietárias de motocicletas, motonetas e ciclomotores no ano passado foi o maior desde o início da série histórica, em 2000.

E as montadoras sentiram a diferença. Segundo números apurados pela Honda, a Elite 125 é a primeira motocicleta de 62% de seus compradores. Grande parte do público é formado por mulheres (60%).

Fonte: G1

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