G1
Montadora anunciou que encerrará a produção de veículos em suas fábricas no Brasil em 2021. Galeria relembra um pouco da história da marca no país através de imagens. Começam a ser montados os primeiros carros no Brasil, em 1921. Muita gente aparecia interessada em acompanhar de perto a construção de um automóvel. E isso podia ser feito no prédio da Ford na Rua Solon, no bairro do Bom Retiro, Zona Central de São PauloEstadão Conteúdo/ArquivoLinha de montagem da Ford Motors do Brasil, construindo o primeiro caminhão da empresa fabricado no país, o F-600. Os caminhão eram produzidos na fábrica da Ford no Ipiranga, na Zona Sul de São PauloEstadão Conteúdo/ArquivoCaminhões F-600 da Ford Motors do Brasil, produzidos na fábrica do Ipiranga, Zona Sul de São Paulo, no Plano de Fabricação Nacional da empresa, com destino a Limeira, no interior de SP. Foto de setembro de 1957Estadão Conteúdo/ArquivoCinco meses depois de aprovado o plano Ford pelo GEIA (Grupo Executivo da Indústria Automobilística, criado pelo governo JK), deixavam a linha de montagem do Ipiranga os primeiros Ford brasileiros construídos dentro do programa nacional de manufatura, em fevereiro de 1958Estadão Conteúdo/ArquivoO presidente da República, Juscelino Kubitschek (dir.), participa da inauguração das novas instalações da montadora Ford do Brasil em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, em novembro de 1958Oswaldo Palermo/Estadão Conteúdo/ArquivoCaminhões modelo F-800, conhecido como Big Job, são vistos em linha de montagem da fábrica Ford, no Ipiranga, Zona Sul da capital paulista, onde eram montados aproximadamente 125 veículos por dia na década de 1960Harouna Traore/A Gazeta Via Estadão Conteúdo/ArquivoO presidente Juscelino Kubitschek durante cerimônia de apresentação do primeiro trator nacional, fabricado nas oficinas da Ford Motors do Brasil, em São Paulo, com 40% de material importado, na frente do Palácio do Planalto, em Brasília. Foto de dezembro de 1960Rolando de Freitas/Estadão Conteúdo/ArquivoO gerente de manufaturas, J. Hutchens, acompanhado de sua equipe e empregados da montagem, participa do ato comemorativo da construção do caminhão de número 100.000 da marca Ford no Brasil, em fevereiro de 1964Estadão Conteúdo/ArquivoFord Motors do Brasil lança o modelo Galaxie, em fevereiro de 1967Rolando de Freitas/Estadão Conteúdo/ArquivoVista aérea da fábrica de automóveis da Ford em São Bernardo do Campo (SP), em junho de 1975Rolando de Freitas/Estadão Conteúdo/ArquivoFord Motors do Brasil comemora 60 anos no país, em agosto de 1979Osvaldo Luiz/Estadão Conteúdo/ArquivoLuiz Inácio Lula da Silva fala durante uma assembléia com os metalúrgicos da Ford, em abril de 1984. Durante as décadas de 70 e 80, Lula dedicou-se intensamente à atividade sindical, como presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABCClovis Cranchi/Estadão Conteúdo/ArquivoVista da linha de montagem da Ford/Autolatina em São Bernardo do Campo, no ABC paulista, em junho de 1989Oswaldo Luiz Palermo/Estadão Conteúdo/ArquivoDestruição é vista após tumulto com depredação e incêndio em várias partes da fábrica da Ford em São Bernardo do Campo (SP), originada por cerca de 6.500 trabalhadores horistas que não receberam seus salários e deram início a um violento quebra-quebra, em julho de 1990Leonardo Soares/Estadão Conteúdo/ArquivoCerimônia de inauguração da fábrica da Ford em Camaçari (BA), então anunciada como uma das maiores fábricas de automóveis em todo o mundo, em outubro de 2001. Foi a primeira montadora a se instalar na região Nordeste, representando um investimento de US$ 1,3 bilhão. Na solenidade personalidades como Antonio Carlos Magalhães, Marco Maciel, entre outrosEdson Ruiz/Estadão Conteúdo/ArquivoLinha de montagem do Ford KA na Ford Company do Brasil, em São Bernardo do Campo (SP), em junho de 2003Robson Fernandes/Estadão Conteúdo/ArquivoVeículos EcoSport são montados na fábrica da Ford em Camaçari, na Bahia, em outubro de 2007Wilson Pedrosa/Estadão Conteúdo/ArquivoO presidente da Ford no Brasil e Mercosul, Marcos de Oliveira, durante a apresentação do novo Troller T4 modelo 2009, na fábrica localizada em Horizonte, no Ceará, em outubro de 2008. A nova versão do T4 foi a primeira após a Troller ter sido comprada pela FordJarbas Oliveira/Estadão Conteúdo/ArquivoVista aérea do pátio da montadora Ford em São Bernardo do Campo, região metropolitana de São Paulo, em dezembro de 2008Antônio Milena/Estadão Conteúdo/ArquivoPessoas testam simuladores no estande da montadora Ford no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo 2016, realizado na São Paulo Expo, na Zona Sul da capital paulistaJosé Patrício/Estadão Conteúdo/ArquivoFuncionários da Ford em greve fazem protesto da sede do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC até a igreja matriz de São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, em março de 2019Felipe Rau/Estadão Conteúdo/Arquivo