Ford inaugurou a primeira fábrica de automóveis do Brasil; veja o histórico

Por Redação em 11/01/2021 às 19:45:31

Empresa anunciou nesta segunda-feira (11) que fechará todas as fábricas da marca no país. Mercado brasileiro será atendido apenas por veículos importados. Começam a ser montados os primeiros carros no Brasil, em 1921. Muita gente aparecia interessada em acompanhar de perto a construção de um automóvel. E isso podia ser feito no prédio da Ford na Rua Solon, no bairro do Bom Retiro, Zona Central de São Paulo

Estadão Conteúdo/Arquivo

A decisão da Ford de encerrar a produção de veículos no Brasil coloca ponto final em uma história de mais de 100 anos de investimentos no país.

A primeira fábrica de automóveis do Brasil foi da Ford. Em 1º de maio de 1919, a montadora abriu as portas de uma planta na Rua Florêncio de Abreu, no centro de São Paulo. O modelo de produção era o Ford T, também chamado de Ford Bigode. As peças eram importadas e a montagem, feita aqui.

Desde 1904 carros da marca já chegavam ao país, ainda como importados. Por decisão do próprio Henry Ford, fundador da montadora, a empresa decidiu abrir sua subsidiária brasileira.

Ford encerra a produção de veículos no Brasil

FOTOS: A Ford no Brasil

Entre 1920 e 1921, a montadora foi transferida para a Praça da República e, em seguida, para a Rua Sólon, no bairro do Bom Retiro. Ali, foi estruturada a primeira linha de montagem em série, onde funcionou até os anos 1950.

Em 1953, foi inaugurada a fábrica do Ipiranga. A produção diária da Ford passava para 125 veículos ao dia e mais de 2.500 funcionários circulavam pela planta de 200 mil metros quadrados. A nova planta possibilitou o avanço tecnológico para desenvolvimento do primeiro modelo totalmente brasileiro da montadora, o caminhão F-600, criado em 1957.

Caminhões F-600 da Ford Motors do Brasil, produzidos na fábrica do Ipiranga, Zona Sul de São Paulo, no Plano de Fabricação Nacional da empresa, com destino a Limeira, no interior de SP. Foto de setembro de 1957

Estadão Conteúdo/Arquivo

A unidade do ABC era uma das fábricas de veículos mais antigas do Brasil. Antes de ficar nas mãos da Ford por mais de cino décadas, ela foi idealizada e construída pela extinta Willys-Overland do Brasil. A inauguração foi em 1954, com a produção do Jeep Willys.

Em 1967, a Ford comprou a Willys, e assumiu a fábrica de São Bernardo. Além da unidade, a empresa do oval azul terminou o desenvolvimento do Corcel, o primeiro Ford a ser produzido ali, no ano seguinte.

Valdo: "Saída das montadoras no Brasil já vinha se desenhando"

Há um século, a linha de montagem da Ford mudou a sociedade

Em 1968, o Corcel foi um novo marco da montadora no segmento de carros médios. No ano seguinte, ganhou as versões cupê e GT, tornando-se o recordista de vendas da marca.

Naquele ano, foi inaugurado o Centro de Pesquisas de São Bernardo do Campo. A produção subiu para 250 veículos por dia, em turnos duplos de trabalho. Ali, surgiram outros lançamentos marcantes como Belina, Maverick, Del Rey, Verona e Pampa, todos montados no espaço.

Ford Motors do Brasil comemora 60 anos no país, em agosto de 1979

Osvaldo Luiz/Estadão Conteúdo/Arquivo

Em 1974, foi inaugurada a fábrica de Taubaté, com investimento de US$ 400 milhões. Em 1978, foi a vez da abertura do Campo de Provas de Tatuí, em São Paulo.

Em 1987, a Ford e Volkswagen criaram a holding Autolatina para compartilhamento de plataformas de carros produzidos no Brasil e Argentina. A parceria durou até 1995.

Ford conclui venda de fábrica em São Bernardo do Campo um ano após fechar unidade no ABC paulista

Governo da BA diz ter procurado Embaixada da China para sondar investidores

O fim da Autolatina deu espaço a uma nova rodada de investimento da Ford no Brasil. A fábrica de São Bernardo do Campo passou a produzir o Fiesta em 1996, que seria um dos grandes sucessos da marca. No ano seguinte, surgiu o Ka.

Em 2001, foi inaugurada a fábrica de Camaçari, puxando para si a maior parte da produção de veículos de passeio, como o novo Fiesta e EcoSport. Em contrapartida, São Bernardo recebeu a linha de caminhões, vinda da extinta unidade do Ipiranga, na capital paulista. Em 2015, a planta comemorou o marco de 1 milhão de unidades produzidas.

Linha de produção do Ka, em São Bernardo do Campo, em 1997

Divulgação

Dali em diante, a crise global da montadora passou a se impor também no Brasil. A marca, que chegou a ser a quarta mais vendida no país, passou a amargar queda de vendas. Globalmente, a Ford revelou um plano para cortar custos e redução de portfólio, eliminando sedãs como Fusion e Fiesta.

De volta ao Brasil, a Ford anunciou em 2019 que iria fechar a fábrica de São Bernardo do Campo, tirar de linha o Fiesta e que parar de vender caminhões na América do Sul. Em outubro do ano passado, foi concluída a venda da fábrica do ABC paulista para a Construtora São José e com a FRAM Capital.

VÍDEOS: Últimas notícias de Economia

Fonte: G1

Comunicar erro
Agro Noticia 728x90