PM é flagrado dizendo que jovem tem 'cara de ladrão' durante abordagem; VÍDEO

Por Redação em 14/01/2021 às 05:23:33

Policial ainda afirmou que ele seria 'enquadrado' outras vezes. Corporação afirma que vídeo foi encaminhado para a Seção de Justiça e Disciplina. Caso ocorreu em Santos, no litoral paulista. Jovem gravou momento em que PM diz 'você tem cara de ladrão, vai ser enquadrado dez vezes'

"Você tem cara de ladrão, vai ser 'enquadrado' dez vezes, você tá escutando?". A afirmação foi dirigida a um operador de loja de 23 anos, durante uma abordagem da Polícia Militar em Santos, no litoral de São Paulo. O momento foi filmado pelo jovem e repercutiu na web. Em entrevista ao G1 nesta quinta-feira (14), Lucas Costa de Araújo disse que resolveu postar os vídeos nas redes sociais porque ficou indignado com a situação. A PM afirma que as imagens que flagram a ação do policial foram encaminhadas para a Seção de Justiça e Disciplina para apuração.

O caso ocorreu quando o jovem, que trabalha durante a madrugada em um supermercado, voltava do serviço, por volta das 6h30 de terça-feira (12). Ele relata que estava de bicicleta na ciclovia do bairro Gonzaga quando três policiais que vinham na direção oposta à dele, também de bicicleta, retornaram em sua direção assim que o viram.

O operador explica que mora em São Vicente, cidade vizinha, e que faz esse caminho todos os dias durante a volta do serviço. "Quando o último policial que passava de bicicleta me olhou e deu meia volta, notei que seria 'enquadrado'. Então, resolvi gravar, porque já era meu quarto 'enquadro' só esse ano, e naquela mesma região. Eu queria gravar só o começo, só que, quando ele começou a me ofender, continuei. E acabou que registrei ele falando que eu estava sendo 'enquadrado' porque tinha cara de ladrão", diz.

No vídeo, é possível ouvir a conversa entre o PM e o jovem. Primeiro, o policial o questiona: "Por que que você tá revoltado aí? [sic]". Em seguida, o jovem olha e diz: "Porque é o quarto 'enquadro' que eu levo esse ano [sic]". O PM responde: "Fod*-**, tu tem cara de ladrão, tu vai ser enquadrado dez vezes, você tá escutando? [sic]".

Jovem gravou abordagem de PM e momento em que foi ofendido em Santos, SP

Reprodução

De acordo com Araújo, ele nunca havia escutado isso antes, de nenhum policial militar. "Foi depois que ele disse isso que virei a câmera do celular no sentido dele. Então, perguntei de novo se eu tinha cara de ladrão, ele confirmou e pegou o celular para me gravar também", relembra.

O rapaz afirma que, como o outro PM pediu que ele colocasse a mão na cabeça e guardasse o celular, ele encostou a bicicleta e foi revistado pelos policiais. "O PM que me ofendeu não participou da revista. Já os outros dois olharam cada centímetro da minha mochila, mas não acharam nada. Um deles chegou a dizer que iria me prender por desacato, porque eu estava falando alto. Lógico que eu falava alto, fiquei nervoso depois do que eu ouvi".

Ainda segundo o jovem, chegou outra viatura com duas policiais. Os PMs teriam consultado o RG dele, e apenas depois o liberaram. "Depois disso, veio o soldado que me ofendeu e ficou me peitando, falando que eu tinha dado sorte e que desta vez passaria batido, mas que, caso ele me visse na favela, eu estava ferrado. Fiquei com medo e por isso postei os vídeos. Até então, eu não iria postar, mas pensei que, caso acontecesse algo comigo, já tinha aquilo registrado", relata.

"Dizem que Santos é uma das melhores cidades para se viver. Em 12 dias do ano, fui 'enquadrado' quatro vezes lá. Então, é a melhor para viver para quem? Para a elite, né? Não para um preto e favelado como eu. Eles sempre usam uma desculpa, que a pessoa estava má vestida, sem camisa, com tatuagem, quando, na verdade, tudo isso se resume a preconceito e racismo. Eu trabalho e ando na linha, estava de calça, bota e camiseta, voltando do trabalho, não tinha motivo para passar por isso" , desabafa.

Lucas afirma que gravou a abordagem porque esse foi o 4º 'enquadro' que levou esse ano em Santos, SP

Reprodução

Agora, com a repercussão, o jovem espera que a Polícia Militar tome alguma atitude com relação ao ocorrido. "Eu reconheço que o trabalho da polícia é muito importante, que é um órgão necessário para a sociedade, mas pessoas como esse policial não podem estar trabalhando nas ruas. Espero que ele seja afastado, porque ele é o tipo de policial que não protege e não liga para o preto e favelado", finaliza.

Polícia Militar

Em nota, a Polícia Militar afirma que não compactua com desvios de conduta, e todas as denúncias são rigorosamente investigadas. A corporação informou que o vídeo foi direcionado à Seção de Justiça e Disciplina para apuração. Confira o posicionamento na íntegra:

"A abordagem policial é uma atividade operacional necessária, por permitir a descoberta de objetos ilícitos em posse dos infratores, preserva a vida dos cidadãos e do próprio policial quando realizada dentro dos parâmetros técnicos necessários e regulada por Procedimento Operacional Padrão pautado na legislação vigente, Direitos Humanos, Polícia Comunitária e Gestão pela Qualidade.

No ano de 2020, a Polícia Militar teve como resultado de suas ações e abordagens 7,7 mil armas de fogo e 227 toneladas de drogas apreendidas, recuperou 36 mil veículos e prendeu 125 mil criminosos.

A Polícia Militar não compactua com desvios de conduta, e todas as denúncias são rigorosamente investigadas. O material encaminhado pela redação foi direcionado à Seção de Justiça e Disciplina para apuração".

VÍDEOS: As notícias mais vistas do G1

Fonte: G1

Comunicar erro
Agro Noticia 728x90