Cárie e mau hálito: saiba como evitar e tratar

Por Redação em 14/01/2021 às 18:29:36

Veja nossas dicas e fique por dentro

Divulgação

Existem duas questões que nós nos preocupamos muito em relação à nossa saúde bucal, que são as cáries e o mau hálito. A preocupação vem, justamente, da falta de informações completas sobre o assunto. As cáries, por exemplo, o que são exatamente? Como podemos evitá-las? E quanto ao mau hálito, ele tem alguma relação com as cáries? Há alguma coisa que possamos fazer nos cuidados e na higiene diária que possam evitá-lo? Nessa matéria vamos abordar esses dois assuntos e responder a todas essas perguntas. Vamos lá?

Cáries

As cáries são deteriorações na estrutura do dente que surgem na medida em que as bactérias presentes na boca se desenvolvem. Com o tempo elas evoluem, as camadas do dente são atingidas aos poucos e podem trazer consequências graves para a saúde bucal de um paciente.

Elas surgem a partir dos maus hábitos que adquirimos. Quanto mais cedo detectada, menos doloroso é o tratamento. Se houver demora para tratá-la, ela pode evoluir para inflamação, a morte da polpa, que é uma estrutura fundamental e inervada da boca.

Não há segredo para evitar as cáries, você tem que cuidar da higiene bucal, o que significa reduzir o consumo de alimentos açucarados, escovar os dentes após as refeições, passar o fio dental para eliminar a sujeirinha que fica entre os dentes, onde a escova não consegue alcançar, fazer bochecho com enxaguante, beber muita água e ir ao dentista a cada 6 meses para uma avaliação.

Mau hálito

Sim, o mau hálito pode ser provocado por uma higiene bucal malfeita. Quando dizemos que é necessário passar o fio dental diariamente, por exemplo, significa que aquele pouco de comida que fica entre os dentes pode levar ao mau hálito, sabia? Por isso ele é fundamental.

Outro fator comum é a falta de escovação da língua. Sim, sim, ela precisa ser limpa todos os dias. A placa bacteriana pode se acumular ali. Por isso, ao escovar os dentes, não deixe de escovar a língua também.

Outras atitudes que talvez façam parte da sua rotina e podem provocar o mau hálito são as dietas intermitentes realizadas com frequência, por exemplo. Como esse é um método de emagrecimento comum, um dos efeitos que tem se percebido é o mau hálito. Na ausência de alimentos, nosso organismo procura outras fontes de energia, como moléculas de oxaloacetato e ácidos graxos para queimar, resultando nos corpos cetônicos que causam o problema. Mantendo a higiene bucal em dia, menos um incômodo para você.

Como cuidados preventivos, é bom evitar alimentos ácidos, que provocam descamação da mucosa bucal. Beber pouca água, fumar e ingerir bebidas alcoólicas também estão entre os inimigos da saúde bucal e que podem provocar o mau hálito.

Oral B

A Oral B tem uma linha completa de produtos para oferecer o que há de melhor para sua saúde bucal. Acesse o site e conheça todos esses produtos.

Fonte: G1

Comunicar erro
Agro Noticia 728x90