Para começar ano letivo com tranquilidade, colégio de Sorocaba desenvolve projeto de revisão

Por Redação em 01/03/2021 às 10:30:47

Professores estão produzindo conteúdos extras para dar maior segurança aos alunos para seguir com o processo de aprendizagem após um ano de grandes mudanças devido à pandemia. O último ano letivo representou um grande desafio à educação. As escolas tiveram que se adaptar e se reinventar num curto espaço de tempo para não interromper o processo de aprendizagem dos seus alunos. Mas como os estudantes sentiram a dinâmica do ensino remoto? Houve impactos? Quais? E como dar prosseguimento a um novo ano letivo depois de tantas mudanças?

Após refletir sobre essas questões, o colégio COC Sorocaba desenvolveu um projeto que visa lançar um olhar crítico - e também acolhedor - para as possíveis lacunas que possam ter ficado em relação aos conteúdos abordados no conturbado ano letivo de 2020. E, claro, a melhor maneira de fazer isso é observar e ouvir os próprios alunos, para que assim os professores possam fazer um diagnóstico dos temas e conceitos a serem revisitados.

O Projeto Revisa COC será desenvolvido pelos professores do colégio por meio de aulas extras e sem custos adicionais.

Sala de aula da unidade I do COC Sorocaba

COC Sorocaba/Divulgação

Revisa COC

As atividades do Revisa COC não têm relação com provas ou atribuição de notas, já que sua finalidade é somente auxiliar o estudante que tenha ficado com alguma pendência em relação à assimilação de um determinado assunto.

“Nosso corpo docente trabalhou muito no ano passado para manter a qualidade de ensino, e apesar de nossa excelente infraestrutura tecnológica - com lousa eletrônica em todas as salas e plataformas de ensino de última geração, acreditamos que precisamos fazer um balanço junto com os estudantes, para ver se ficaram algumas dúvidas e assim saná-las juntos e seguir o processo de maneira gradativa e confortável com eles. Como foi um processo novo para todo mundo - alunos e professores - que tal olharmos para trás no sentido de avaliarmos os resultados para seguir com mais tranquilidade? É exatamente por isso que criamos o projeto Revisa COC”, pontua Raul.

Sala de aula da unidade II do COC Sorocaba

COC Sorocaba/Divulgação

A diretora Annaluci Corrêa destaca que desde o ano passado o colégio vem conversando com os pais com o intuito de deixá-los a par dos encaminhamentos do processo pedagógico em meio à pandemia.

“O projeto nos dará mais segurança para entender como se deu a assimilação dos conteúdos pelos alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Revisaremos conceitos e conteúdos de base com o intuito de suprir possíveis lacunas. Tudo isso será desenhado de acordo com as demandas dos alunos”, explica Annaluci.

Os professores estão elaborando um plano de trabalho com conteúdos básicos e específicos e analisando a necessidade de prosseguir com o projeto em diversas áreas, sempre a partir de um olhar atento em relação às dinâmicas de cada turma.

“Vale destacar que nos respectivos segmentos serão adotados procedimentos diferentes, de acordo com as necessidades de cada faixa etária”, acrescenta Annaluci.

COC Sorocaba tem parceria com a Lego Education

COC Sorocaba/Divulgação

O diretor Raul Mascarenhas Fonseca destaca que além do que diz respeito ao conteúdo, o COC Sorocaba também dará continuidade a projetos que visam acompanhamento e suporte emocional aos estudantes, principalmente num momento tão crítico como o da pandemia. Um desses projetos é o Amigavelmente, que trabalha o desenvolvimento socioemocional das crianças e adolescentes através de aulas semanais.

“Pois a gente sabe que com o ensino on-line, muito além das adaptações em relação aos conteúdos das aulas, ocorreram mudanças na maneira do aluno conviver com a escola. Isso gerou também impactos emocionais que já estão sendo trabalhados desde ano passado. Seguiremos atentos a isso, pois sabemos que o processo educacional só traz bons resultados quando o aluno é visto pela escola de maneira integral”.

Fonte: G1

Comunicar erro
Agro Noticia 728x90