Eliminatórias começam na Europa e abismo com América do Sul e África pode aumentar antes da Copa

Por Redação em 24/03/2021 às 05:39:37

Seleções europeias começam trajetória para o Mundial do Catar e já jogaram oito vezes depois do início da pandemia. O Brasil, só quatro As Eliminatórias da Copa do Mundo começam hoje na Europa, enquanto a América do Sul teve de paralisar os jogos por motivo justo: a pandemia. Se os jogadores que atuam na Inglaterra, por exemplo, viajassem para os dez países sul-americanos, teriam de cumprir dez dias de quarentena no retorno. Os times da Premier League têm toda a razão em pedir o adiamento dos jogos das seleções sul-americanas.

Isto não impede que se perceba o abismo que se aprofunda entre o nível dos times europeus e os de outros continentes. Desde o início da pandemia, o Brasil jogou quatro vezes. A França, campeã do mundo, disputou oito partidas. A Bélgica, líder do ranking mundial, também disputou oito jogos. Falamos das três principais seleções ranqueadas pela Fifa, neste momento, belgas, franceses e brasileiros, pela ordem.

Os belgas ganharam doze jogos seguidos, empataram com a Costa do Marfim, perderam da Inglaterra e enfileiraram outras quatro triunfos.

Não se discute a paralisação das eliminatórias. Os dez países da América do Sul impõem risco no retorno à Europa. Os clubes da Europa reclamam também dos jogadores que atuarão por suas seleções europeias. A Internazionale contestou a situação de Perisic, por exemplo, jogador que deveria seguir para período de treinos, em Zagreb, mas não deveria viajar para outros países, como para jogar na Eslovênia, nesta quarta.

Sede da Copa de 2022, Qatar promete fazer uma Copa de mobilidade e modernidade

Segundo os dirigentes interistas, os jogadores deveriam viajar, ter um endereço definido, saírem para sessões de treinos em transportes específicos e retornarem para a morada definida. Há crise também lá na Europa. Aqui, seria mais grave.

A Copa do Mundo não está ameaçada como a Olimpíada, mas a situação não é confortável. As eliminatórias europeias começam hoje, as eliminatórias da Copa da África acontecerão nesta semana e a América do Sul sucumbe com recordes de covid, como as 3251 mortes no Brasil na terça-feira (23).

Fonte: Globo Esporte/G1

Comunicar erro
Agro Noticia 728x90