Câmara aprova convite para Queiroga esclarecer falta de assistência em terra Yanomami

Por Redação em 24/11/2021 às 16:52:02

De tão fracas, muitas crianças yanomami não conseguem sequer ficar de pé

Audiência com o ministro da Saúde ainda não tem data para acontecer. Fantástico mostrou que maior reserva indígena do país sofre com surto de malária, desnutrição e falta de remédios. A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara aprovou nesta quarta-feira (24) um convite ao ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, para esclarecer a falta de medicamentos e de atendimento médico a crianças indígenas na reserva Yanomami. Ainda não há data para o comparecimento.

Em reportagem que foi ar no dia 14, o Fantástico mostrou que a terra Yanomami, maior reserva indígena do Brasil, sofre um colapso na saúde, com o surto de malária, desnutrição, falta de medicamentos e abandono do governo, além do avanço no garimpo ilegal na região.

Autor da proposta, o deputado Elias Vaz (PSB-GO) disse que é importante que o colegiado ouça Queiroga uma vez que a responsabilidade de cuidar da saúde da reserva é da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) e do Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei), ambos do Ministério da Saúde. Na apresentação do requerimento, Vaz cita a reportagem do Fantástico.

"A situação lá [na aldeia] é dramática, onde os índios têm sofrido problemas de várias naturezas e também, principalmente, a questão do tratamento de saúde, onde nós temos tratamento precário, com falta de medicamentos, e isso tem provocado mortes. É muito grave essa situação", disse na comissão.

"É preciso que essa comissão possa trazer o ministro da Saúde a essa casa para prestar esclarecimentos e cobrar de forma efetiva uma intervenção para a gente minimizar essa situação de sofrimento que os índios Yanomami estão vivendo neste momento."

Inicialmente, o requerimento era para convocação do ministro, o que obrigaria seu comparecimento e, simbolicamente, representaria uma derrota para o governo na Casa. Contudo, o deputado Aluisio Mendes (PSC-MA) pediu que o requerimento fosse convertido para convite.

"O ministro [Marcelo Queiroga] já está à disposição e, inclusive, fez uma consulta a essa comissão, quais seriam as datas disponíveis. A data que estiver disponível nesta comissão ele virá prestar os esclarecimentos necessários", afirmou o deputado.

A decisão de Mendes foi acolhida pelos pares, que pediram também a presença do Secretário Nacional da Saúde Indígena.



Fonte: G1

Comunicar erro
Agro Noticia 728x90