Primavera começa com chuva e céu nublado no Triângulo e Alto Paranaíba

Por Redação em 21/09/2020 às 10:07:33

Pancadas de chuva são trazidas por frente fria, que chegou à região neste domingo (20). No entanto, a previsão é de tempo seco e precipitação abaixo da média. Previsão do tempo céu chuva nublado Uberlândia

Vanessa Pires/G1

Depois de mais de 90 dias sem chuvas significativas, uma frente fria traz pancadas isoladas ao Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba na primeira semana da primavera. Segundo climatologista, a antecipação de chuvas é para a segunda (21) e terça-feira (22).

"Depois de mais de 20 dias com predominância da massa de ar quente e seco, a frente fria consegue furar o bloqueio", conta Ruibran dos Reis, climatologista do Climatempo.

Algumas cidades já receberam chuvas fracas durante a noite de domingo (20), com a chegada da frente, como Uberlândia, Uberaba e Ituiutaba; veja vídeo. No entanto, são as precipitações dos próximos dias que devem causar elevação na umidade relativa do ar da região.

Ruibran explicou que a umidade deve variar entre 25% e 70%. O índice coloca o Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba em estado de atenção quanto ao tempo seco, mas a situação já não é mais considerada emergencial.

A previsão é de céu nublado durante a semana. As temperaturas mínimas ficam entre 14 ºC e 17 ºC. Ituiutaba deve ser o município mais quente, atingindo apenas 20 ºC na quinta-feira (24). Já nas máximas, o termômetro mostra entre 30 ºC e 34 ºC na região.

Confira a previsão em algumas cidades

Chegada da primavera

Apesar das chuvas nos primeiros dias da estação, Ruibran dos Reis afirmou que a primavera deverá manter o tempo seco na região. Segundo ele, a previsão é de "chuvas abaixo da média em quase todas as regiões de Minas".

Além disso, o tempo deve ser mais quente que o normal. O climatologista conta que a expectativa é de temperaturas entre três a quatro graus acima da média história.

A primavera chega nesta terça-feira (22), às 10h31.

Dia a dia

Segunda-feira (21): Possibilidade de pancadas de chuva isoladas. Temperaturas entre 18 ºC e 33 ºC.

Terça-feira (22): Possibilidade de pancadas de chuva isoladas. Temperaturas entre 16 ºC e 30 ºC.

Quarta-feira (23): Tempo parcialmente nublado. Temperaturas entre 15 ºC e 28 ºC.

Quinta-feira (24): Tempo parcialmente nublado. Temperaturas entre 14 ºC e 33 ºC.

Sexta-feira (25): Tempo parcialmente nublado. Temperaturas entre 16 ºC e 34 ºC.

Veja como fica a temperatura na sua cidade.

Fonte: G1

Comunicar erro
Agro Noticia 728x90