Estado faz vistoria para avaliar riscos de desabamentos nos paredões de Chapada dos Guimarães (MT) durante chuvas

Por Redação em 11/01/2022 às 11:30:06

Órgãos estaduais fazem vistoria técnica em paredões de Chapada dos Guimarães

Grupo de estudo diz que há pequenos deslizamentos de terra na região, mas que são normais para o período chuvoso, e a população pode trafegar pela via com segurança.


Um grupo de vistoria técnica foi montado pelo estado para avaliar os riscos de desabamentos nos paredões do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães, a 65 km de Cuiabá, durante o período chuvoso. Nessa segunda-feira (10), a equipe visitou a MT-251, que liga a capital ao município vizinho, nas proximidades do Portão do Inferno.

Participaram da vistoria a Secretaria Estadual de Infraestrutura e Logística, de Meio Ambiente, Defesa Civil Estadual, Corpo de Bombeiro, ICMBio, e a prefeitura de Chapada dos Guimarães.

De acordo com os especialistas, há pequenos deslizamentos de terra na região, mas que são normais para o período chuvoso, e a população pode trafegar pela via com segurança.

O governo informou que o grupo de trabalho integrado fará monitoramento constante para a prevenção de incidentes.

Segundo a Defesa Civil, o órgão vai criar e propor algumas medidas preventivas no local. Também farão, junto com a Sema, um estudo mais avançado para que, se necessário, ocorra uma intervenção na região. O objetivo é que a resposta seja rápida em caso de algum incidente.

O doutor em geologia e analista da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Júlio César Arraes, explicou região é formada por arenito, que é uma formação rochosa frágil, e há um desgaste natural do material acelerado pela chuva.

Em áreas como Chapada dos Guimarães, segundo ele, é normal acontecer desmonte de rochas, principalmente em épocas de chuva. No entanto, a situação atualmente está controlada.

O ICMBio também já realiza o monitorado em áreas de risco dentro do Parque, principalmente as áreas onde há visitação. O instituto afirmou que houve mudança de trilhas para reforçar a segurança dos visitantes.

Fonte: G1

Comunicar erro
Agro Noticia 728x90