PMI Composto da zona do euro cai na prévia de janeiro e atinge mínima em 11 meses

Por Redação em 24/01/2022 às 08:59:51

Eurostat, responsável pelo indicador, avalia que a disseminação da variante ômicron do coronavírus atingiu o setor de serviços e a indústria foi beneficiada pela redução da pressão na cadeia global de suprimentos O índice dos gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) composto da zona do euro, que agrega as atividades industrial e do setor de serviços, caiu a 52,4 na prévia de janeiro, de 53,3 em janeiro, atingindo o nível mais baixo em 11 meses, segundo dados divulgados nesta segunda-feira (24) pelo Eurostat. A previsão de economistas consultados pelo The Wall Street Journal (WSJ) era de queda a 52,7.

A abertura do dado mostra que o PMI de serviços caiu a 51,2 na leitura preliminar deste mês, na mínima em nove meses, de 53,1 no mês anterior, ante previsão de recuo menor, a 52,0, ainda conforme o WSJ. Já o PMI industrial contrariou a previsão de queda a 57,5 e subiu a 59,0, de 58,0, no mesmo período, atingindo o nível mais alto em cinco meses.

Segundo o Eurostat, a disseminação da variante ômicron do coronavírus atingiu o setor de serviços, ao passo que a indústria foi beneficiada pela suavização da pressão na cadeia global de suprimentos. “Enquanto a disseminação da variante ômicron cobrou um preço cada vez maior na economia da região, com o custo médio cobrado por bens e serviços subindo a uma taxa não superada na série até agora, um afrouxamento da inflação de insumos ao produtor sugere um arrefecimento das pressões sobre as matérias-primas”, diz.

Por países, o PMI composto alemão subiu à máxima em quatro meses, a 54,3, voltando ao território que indica expansão da atividade, após leitura de 49,9 em dezembro. O resultado ficou em linha com o esperado, segundo o WSJ. O PMI da indústria alemã subiu ao nível mais alto em cinco meses, a 60,5, de 57,4, contrariando a previsão de queda a 57,0.

Da mesma forma, o indicador referente ao setor de serviços na Alemanha subiu a 52,2, de 48,7 e previsão de queda a 48,0, voltando ao nível de dois meses atrás. Para o Eurostat, os números mostram certa resiliência da maior economia europeia.

Já na França, o PMI Composto caiu à mínima em nove meses, a 52,7 na prévia de janeiro, de 55,8 em dezembro, ficando em linha com o esperado. Por setores, o PMI de serviços caiu a 53,1, no nível mais baixo em nove meses, de 57,0 em dezembro, também ficando dentro do previsto; enquanto o da indústria oscilou de 55,6 para 55,5, no período, ante previsão de queda maior, a 55,0.

O índice dos gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) composto da zona do euro, que agrega as atividades industrial e do setor de serviços

Linus Hook/Bloomberg

Fonte: Valor Econômico

Tags:   Valor
Comunicar erro
Agro Noticia 728x90