Carta pela democracia: Apenas TSE tem competência para cuidar do sistema eleitoral, diz Campilongo

Por Redação em 11/08/2022 às 12:34:25

Diretor da Faculdade de Direito da USP participa de ato da leitura de manifesto organizado por ex-alunos Na segunda parte do ato pró-democracia na Faculdade de Direito da USP, o diretor Celso Campilongo fez uma forte defesa da Justiça Eleitoral e disse que apenas o Tribunal Superior Eleitoral tem competência para cuidar do sistema eleitoral. Nesta quinta-feira (11), a sede da faculdade é pago para leitura de dois manifestos. Mais cedo foi lida a carta organizada pela Fiesp e na sequência foi a vez da carta organizada por ex-alunos da USP, que soma quase 1 milhão de signatários.

“O resto é sem competência jurídica e moral para se intrometer no sistema eleitoral brasileiro”, disse. “No estado democrático de direito, o direito controla e dosa o uso da força. A única força que pode dizer algo do sistema eleitoral brasileiro é a força do eleitor e ninguém mais. “

O ato é um contraponto a ameaças à democracia e ao sistema eleitoral feitas pelo presidente Jair Bolsonaro (PL). Ele tem defendido a participação das Forças Armadas no acompanhamento do resultado eleitoral. Os textos lidos nesta quinta-feira não mencionam o nome do presidente e contam com adesões de diversos setores da sociedade.

Pátio da Faculdade de Direito da USP durante ato para leitura de carta pela democracia

Cristiane Agostine/Valor

Fonte: Valor Econômico

Tags:   Valor
Comunicar erro
Agro Noticia 728x90