22 de outubro, quinta-feira

Por Redação em 22/10/2020 às 02:29:27

Bom dia! Aqui estão os principais assuntos para você começar o dia bem-informado. Guerra da vacina: o presidente Jair Bolsonaro desautoriza o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, e suspende a compra da chinesa CoronaVac. 'O Assunto' debate os efeitos da politização das vacinas contra a Covid. O voluntário brasileiro do teste da vacina de Oxford que morreu tomou placebo. Kassio Marques é aprovado no Senado para ser ministro do STF. E Alcolumbre diz que o veto de Bolsonaro à prorrogação da desoneração da folha será votado no dia 4. Eleição nos EUA: o último debate entre Trump e Biden. Começa às 22h, com transmissão do G1 e da GloboNews. Fique ligado!

Guerra da vacinas

No dia seguinte ao anúncio do Ministério da Saúde sobre uma negociação para adquirir 46 milhões de doses da CoronaVac, o presidente Jair Bolsonaro desautorizou o ministro Eduardo Pazuello e suspendeu a compra da vacina produzida pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, em São Paulo. O embate entre a pasta e o presidente envolve também o governador de São Paulo, João Doria e teve forte repercussão. Enquanto isso, o diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Antônio Barra Torres, negou que o órgão possa sofrer "influência externa" na análise e autorização de eventuais vacinas contra a Covid-19 no Brasil. Veja a cronologia do que foi dito sobre a vacina.

Veja também:

5 pontos para entender o conflito sobre a compra da vacina chinesa

O que é #FATO ou #FAKE no discurso de Bolsonaro sobre a vacina chinesa

10 vacinas contra a Covid estão na fase final de teste

Partido aciona STF para que governadores decidam sobre vacina obrigatória

O Assunto

Os efeitos da politização das vacinas contra a Covid. Neste episódio, Renata Lo Prete conversa com Gustavo Cabral, biólogo e doutor em imunologia que lidera os trabalhos de desenvolvimento de vacinas anti-Covid no Departamento de Imunologia da USP, e com o repórter da TV Globo, Álvaro Pereira Jr., que tem feito a cobertura da pandemia para o Fantástico.

Vacina de Oxford

Médico brasileiro que participava de testes da vacina de Oxford morreu

Reprodução/TV Globo

Um voluntário brasileiro que participava dos testes clínicos da vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford e pelo laboratório AstraZeneca morreu por causa de complicações da Covid-19. O médico recém-formado João Pedro Feitosa, de 28 anos, tomou o placebo - ou seja, não recebeu uma dose do imunizante em desenvolvimento. Veja o que se sabe sobre o caso.

Panorama Covid

Brasil passa dos 155 mil mortos por Covid

O país registrou 571 mortes pela Covid-19 em 24 horas, chegando ao total de 155.459 óbitos desde o começo da pandemia. Com isso, a média móvel de mortes no Brasil nos últimos 7 dias foi de 526 e segue em estabilidade. A curva de casos também está estável. O Brasil tem 5.300.649 diagnósticos da doença.

Vítima do coronavírus: senador Arolde de Oliveira morre no Rio, aos 83 anos

Diagnosticado com Covid-19, ministro Pazuello se isola em hotel militar de Brasília

2ª Onda na Europa

Pessoas usando máscaras caminham pela Piazza del Duomo, em Milão, na Itália, no sábado (17)

Miguel Medina/AFP

Os casos de coronavírus na Itália atingiram um novo recorde diário com mais de 15 mil infecções. Depois de diminuírem durante o verão, as infecções aceleraram de forma constante nos últimos meses. Agora, elas estão distribuídas mais amplamente pelo país do que durante a primeira onda, mas a região mais duramente afetada voltou a ser a Lombardia, no entorno de Milão.

Escolhido por Bolsonaro

Kassio Marques durante sabatina no Senado, nesta quarta-feira (21).

Marcos Oliveira/Agência Senado

Por 57 votos a 10, o plenário do Senado aprovou a indicação do desembargador Kassio Marques para assumir uma cadeira de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). O jurista foi indicado pelo presidente Jair Bolsonaro para assumir a vaga aberta depois da aposentadoria do ministro Celso de Mello. Antes da aprovação no plenário, Marques foi sabatinado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) em uma sessão que se estendeu por quase 10 horas. A data da posse ainda não foi definida.

>> Veja as FRASES de Kassio Marques na sabatina

PERFIL: saiba quem é o novo ministro do STF

Congresso

O presidente do Congresso Nacional, senador Davi Alcolumbre (DEM-AP), anunciou que pretende colocar em votação no próximo dia 4 o veto do presidente Jair Bolsonaro à prorrogação, até 2021, da desoneração da folha de pagamento.

Relembre: Bolsonaro vetou em julho o dispositivo que prorrogava até o ano que vem a desoneração da folha das empresas de 17 setores da economia e que empregam mais de 6 milhões de pessoas.

Corrida à Casa Branca

Os candidatos republicano e democrata à presidência dos EUA, Donald Trump e Joe Biden

Carlos Barria/Tom Brenner/Reuters

Anota na agenda: às 22h, o G1 e a GloboNews transmitem o último debate entre Donald Trump e Joe Biden antes das eleições. Ontem, Barack Obama pediu votos ao candidato democrata durante comício na Pensilvânia. O evento marcou o retorno do ex-presidente aos discursos em público. Do outro lado da disputa, o candidato republicano à reeleição discursou em um comício na Carolina do Norte, outro estado importante na corrida pelos votos no Colégio Eleitoral.

Veja também:

Trump abandona entrevista para o programa '60 Minutos' e ataca apresentadora

Análise: Recorde de votos antecipados não é garantia de vitória de Joe Biden nos EUA

FBI diz que Irã e Rússia tentam interferir no voto dos americanos

Blog da Sandra Cohen: Debate final em clima de revanche para Trump e empate para Biden

Sucesso nas redes ????

Camilla de Lucas

Reprodução/Instagram

Camilla de Lucas não surgiu nas redes sociais na quarentena, mas triplicou seus seguidores nesse período ao retratar personagens que marcam presença no pagode, na igreja ou no churrasco de família. Esses personagens estão em vídeos divertidos publicados no TikTok e no Instagram. Veja o bate-papo com a influencer.

O G1 publica nesta semana entrevistas com mulheres que estão fazendo sucesso com humor em vídeos curtos nas redes sociais.

Estreia no Globoplay

Cássia Kis interpreta a feiticeira Haia na série 'Desalma'

Divulgação/Globoplay

Pode preparar a pipoca que tem estreia no Globoplay. ???? O suspense sobrenatural 'Desalma' chega à plataforma com 10 episódios e o G1 conversa com a atriz Cássia Kis que estrela a produção ao lado de Claudia Abreu e Maria Ribeiro. Veja a entrevista e saiba mais sobre a série original.

Curtas e Rápidas:

Auxílio Emergencial: 5,4 milhões terão acesso a parcela do benefício nesta quinta

BDRs são liberados para pequenos investidores nesta quinta

Mega-Sena pode pagar R$ 32 milhões nesta quinta-feira

44ª Mostra Internacional de Cinema começa nesta quinta em streamings e drive-ins; veja destaques

Blog da Ana Flor: Governo acelera negociações com devedores, recupera R$ 35 bilhões e planeja 'passaporte tributário'

Pesquisa mostra cargos em alta e média salarial em oito áreas em 2021

5 empresas abrem vagas de estágio, trainee e emprego; veja lista

Fonte: G1

Comunicar erro
Agro Noticia 728x90