Lula diz que, se Bolsonaro fosse 'responsável', teria oferecido avião da FAB para levá-lo à COP 27

Por Redação em 18/11/2022 às 19:32:06

Presidente eleito deu declaração em Portugal, após reunião com primeiro-ministro do país, ao ser questionado sobre 'carona' para evento. Lula foi ao Egito em jatinho de empresário da área de planos de saúde. O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), afirmou nesta sexta-feira (18) que o presidente Jair Bolsonaro (PL) deveria ter oferecido a ele um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) para a viagem à Conferência do Clima (COP 27) no Egito, nesta semana.

A viagem de Lula foi alvo de críticas porque, em vez de usar voo comercial ou oficial, o presidente eleito fez o trajeto em um jatinho privado do empresário José Seripieri Junior, do setor de planos de saúde.

""Se o Estado brasileiro fosse democrático e a gente tivesse um presidente responsável, quem sabe ele tivesse oferecido um avião da FAB para me levar. Mas não ofereceu, paciência, eu sou grato ao meu amigo que foi comigo e me emprestou o avião", declarou Lula.

Lula disse que foi convidado para ir à COP 27 pelos governadores de estados amazônicos e pelo presidente do Egito, Abdul Fatah Khalil Al-Sisi, mas em ambos os casos não havia custeio do transporte.

"E eu tinha um amigo que queria ir na COP e tinha o avião, e eu fui com ele. Um avião novo, de boa qualidade, com muita segurança. Porque é importante lembrar que um presidente eleito tem que cuidar da sua segurança, sobretudo em um país em que você tem bolsonaristas raivosos se espalhando pelo mundo afora", disse.

Fonte: G1

Comunicar erro
Agro Noticia 728x90