Vacina bivalente contra a Covid-19 começa a ser aplicada em idosos de 60 anos ou mais em Cuiabá

Por Redação em 07/03/2023 às 16:45:04

Só podem tomar o imunizante, pessoas que já tiverem recebido pelo menos duas doses da vacina em um intervalo de quatro meses. Vacina bivalente contra a Covid-19 começa a ser aplicada em idoso de 60 anos ou mais

Emanoele Daiane

A vacina bivalente contra a Covid-19 vai começar a ser aplicada a partir desta quarta-feira (7) em idosos com 60 anos ou mais, em Cuiabá. O público total previsto para receber a dose no município compreende 42.929 pessoas. Até o momento, apenas 1.695 pessoas receberam o imunizante.

A vacina foi autorizada para ser aplicada em pessoas a partir de 12 anos que vivem em instituições de longa permanência e trabalhadores destas instituições, imunocomprometidos, indígenas, ribeirinhos, quilombolas e idosos com 70 anos ou mais. Agora, a faixa etária abaixou para 60 anos.

Só podem tomar o imunizante, pessoas que já tiverem recebido pelo menos duas doses da vacina em um intervalo de quatro meses. As pessoas imunocomprometidas deverão apresentar o laudo da comorbidade na Unidade Básica de Saúde (UBS) para receber a dose.

O imunizante fornece proteção contra a cepa original do coronavírus e contra a variante ômicron.

Em Cuiabá, as vacinas estão disponíveis em todas as unidades básicas de saúde das 7h30 às 11h e das 13h às 16h30, com exceções das UBS Grande Terceiro, UBS Ana Poupina, UBS Planalto, UBS Jardim Independência, UBS Alvorada, UBS Novo Paraíso, Dr. Fábio I e II e Jardim Leblon.

Nas unidades de hora estendida, a vacinação será realizada das 7h30 às 20h, sendo elas:

UBS Tijucal;

UBS Parque Ohara;

UBS Cidade Verde;

Clínica da Família e Ilza Picolli.

Em outros municípios, os imunizantes são aplicados conforme o cronograma feito por cada Secretaria Municipal de Saúde.

Primeira remessa

A vacina bivalente contra a Covid-19 chegou em Cuiabá no dia 24 de fevereiro. Mais de 11 mil doses do imunizante, chegou ao estado e foi distribuída aos municípios.

A vacina bivalente foi autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para uso como dose de reforço em pessoas que tiverem sido imunizadas contra a Covid-19 com pelo menos duas doses.

Fonte: G1

Comunicar erro
Agro Noticia 728x90