Análise: com 21 finalizações e 11 chances de gol, Fluminense se impõe e vem forte na Libertadores

Por Redação em 06/04/2023 às 07:00:52

Flu amassa o Sporting Cristal em Lima e é único brasileiro a vencer até aqui; Diniz ganha opções Não dá para dizer que o Fluminense calou o Estádio Nacional de Lima porque a torcida peruana deu um show à parte e não parou de cantar um minuto sequer. Mas em campo o time fez uma grande partida e deixou o Sporting Cristal atordoado com o 3 a 1 na noite da última quarta-feira. Único dos brasileiros até agora que venceu na 1ª rodada da Libertadores (Inter e Athletico-PR empataram, enquanto Flamengo e Palmeiras perderam -- Atlético-MG e Corinthians jogam nesta quinta), o Tricolor mostrou que vem forte em busca do sonhado título inédito.

Sporting Cristal 1 x 3 Fluminense | Melhores momentos | CONMEBOL Libertadores 2023

E os números mostram bem o que foi o amasso do Fluminense em Lima, no Peru. Mesmo fora de casa, os comandados de Fernando Diniz tiveram 60% de posse de bola, 21 finalizações contra seis do Sporting Cristal e 11 chances de gol. Conta comigo: Cano, aos quatro minutos, parou em Solis em chute na área; aos 11, sozinho, ele se esticou todo para completar o cruzamento rasteiro de Arias, mas desviou para fora; cinco minutos depois, Keno roubou a bola, saiu cara a cara com o goleiro e chutou em cima dele; no rebote, Ganso tentou por cobertura em lance até meio displicente; o arqueiro também salvou uma cabeçada de Nino aos 34, e no rebote Cano dessa vez não desperdiçou.

+ Contratações do Fluminense para 2023: veja quem chega, quem fica e quem vai embora

Keno em chance clara do Fluminense contra o Sporting Cristal

Daniel Apuy / Getty Images

Isso tudo só no primeiro tempo, não perca a conta. Na etapa final, Cano marcou mais um aos 13 minutos; aos 31, o argentino teve mais uma oportunidade em um chute cruzado que por muito pouco Arias e Pirani não alcançaram; e cinco minutos depois, Lelê parou no goleiro em lance que gerou ainda mais dois rebotes: um com Pirani, que chutou em cima de Solis, e outro com Thiago Santos, que pegou mal e finalizou por cima do travessão. Já o Sporting Cristal teve apenas três oportunidades: o gol de Grimaldo com 17 minutos de jogo, e a bola na trave de Corozo aos 41, em lance que Ávila ainda desperdiçou um rebote.

Scout - Sporting Cristal x Fluminense

Apesar do amplo domínio, não foi uma atuação perfeita porque o Fluminense sentiu o gol sofrido quando já era superior no jogo e viveu um pequeno momento de instabilidade no primeiro tempo. E o lance parecia replay do primeiro gol sofrido na final contra o Flamengo: a jogada foi pela direita, mas terminou na esquerda, com o ala adversário pisando na área nas costas de Samuel Xavier. Esse espaço é algo que Diniz ainda precisa corrigir.

Jogadores do Flu comemoram vitória na estreia na Libertadores

Marcelo Gonçalvez / Fluminense FC

Mas os tricolores foram dormir felizes após terem feito a "obrigação". Por estar no grupo considerado da morte na Libertadores, o Fluminense calcula que três vitórias em casa mais alguns pontos fora podem garantir a classificação para as oitavas de final. E dos pontos de visitante que tinha para disputar, os do contra o Sporting Cristal eram os mais acessíveis. Isso porque o The Strongest joga na temida altitude de 3.625m de La Paz, na Bolívia; e o River Plate, além da tradição, conta com o maior estádio da América do Sul e uma torcida que faz pressão.

Diniz ganha opções

Talvez tão importante quanto o placar, que deixa o Fluminense líder na primeira rodada do Grupo D, foi o número de opções que Diniz ganhou nessa partida. Alexsander no meio, por exemplo: o garoto funcionou bem, combateu e apareceu no ataque com alguns bons passes. Vitor Mendes entrou muito bem, não só pelo gol, mas mostrou-se seguro mesmo após tanto tempo sem jogar. E Marcelo, mesmo ainda longe de estar 100% fisicamente, mostrou que sabe o que fazer com a bola (que tacada de sinuca na bola para o Arias no segundo gol) e que já pode tomar conta da lateral esquerda.

Alexsander e Marcelo viram novas opções no Flu de Diniz

Marcelo Gonçalvez / Fluminense FC

Com a vitória por 3 a 1, o Fluminense assume a liderança do temido Grupo D, com os mesmos três pontos e saldo do Bolívar, mas com a vantagem do critério de desempates dos gols fora de casa. Mesmo com voo fretado, os jogadores dormiram em Lima e retornam ao Rio de Janeiro nesta quinta-feira: a delegação tricolor deixará a capital peruana no início da tarde e chegará de noite ao Brasil. Pelo Libertadores, o Flu só volta a campo no próximo dia 18, mas antes a equipe tem pela frente o segundo e decisivo jogo da final do Campeonato Carioca neste domingo, às 18h (de Brasília), no Maracanã. O elenco se reapresenta na sexta no CT Carlos Castilho.

+ Leia mais notícias do Fluminense

???? Ouça o podcast ge Fluminense ????

Assista: tudo sobre o Fluminense no ge, na Globo e no sportv

Fonte: Globo Esporte/G1

Comunicar erro
Agro Noticia 728x90