Franca alcança maior sequência invicta do basquete brasileiro e empilha recordes na temporada

Por Redação em 07/04/2023 às 08:32:42

Com 43 vitórias consecutivas, time paulista já levou estadual, Copa Super 8, e mira conquistas do NBB e Champions das Américas A temporada que já é histórica para o Franca Basquete ganhou um novo capítulo na noite dessa quinta-feira, quando o time derrotou o Cerrado por 106 a 68, chegou ao 43º triunfo consecutivo e igualou a maior sequência de vitórias do basquete brasileiro, que era exclusiva do extinto time de Ribeirão Preto, construída entre os anos de 2002 e 2003.

Georginho, Lucas Dias, Jhonatan Luz e Lucas Mariano: Franca quebra recordes na temporada

Marcos Limonti/Sesi Franca

Naquela ocasião, Lula Ferreira, hoje dirigente do Franca, era o técnico da equipe ribeirão-pretana, que conquistou o Campeonato Paulista de forma invicta, com 39 vitórias, e depois somou mais quatro triunfos no Campeonato Nacional, até cair diante do Pinheiros. Mesmo assim, naquela temporada, Ribeirão também levou o título brasileiro.

– É uma marca muito difícil de ser alcançada, ainda mais com o equilíbrio do basquete brasileiro. Mas essa nossa equipe lutou pela classificação em primeiro lugar, trabalhou jogo a jogo, o Helinho teve o cuidado de sempre respeitar o próximo adversário, respeitar nossa torcida e jogar cada jogo como se fosse o último. A consequência disso foi essa marca [...] Parabéns – disse Lula ao exaltar o atual trabalho do Franca com o técnico Helinho Garcia.

– A marca não fui eu que consegui, fomos nós que conseguimos. É fruto de muito trabalho, de uma equipe unida, que batalha diariamente, tem suas discussões, a busca pela melhoria, pra recuperar momentos difíceis. É uma marca importante sim, que temos que valorizar. Mas é uma equipe que tem a maturidade de saber que o que interessa é sempre o próximo jogo, a próxima vitória. Essa maturidade nos faz estar concentrados em busca do próximo objetivo – destacou o técnico.

+ Veja a classificação do NBB no ge.globo

Nesta temporada, o Franca já levou os títulos do Campeonato Paulista e da Copa Super 8. Em 7 de março, o time bateu o Peñarol-URU, pela Champions das Américas, e chegou a 36 triunfos em sequência, um recorde, batendo a marca de 35 vitórias que o pai, Hélio Rubens, havia conseguido com o time francano entre as temporadas 1992 e 1993.

Helinho Garcia, técnico do Franca Basquete: o comandante das 43 vitórias na temporada

Marcos Limonti/Sesi Franca

No NBB, com uma invencibilidade de 31 jogos, superou a sequência do Flamengo entre 2020 e 2021, que venceu 29 vezes consecutivas. Outro recorde batido nessa quinta é que o Franca já tem a melhor campanha da história do NBB na fase de classificação, superando os 93% de Bauru de 2015, e do Fla de 2021.

+ Confira notícias de Franca, Ribeirão e região

O próximo compromisso do time francano será justamente contra o arquirrival Flamengo, vice-líder do NBB. A partida nesta segunda-feira, às 20h, no ginásio Pedrocão, encerra a primeira fase do campeonato nacional.

Os próximos capítulos do Franca nessa histórica temporada serão a busca pelo bi do NBB e pelo inédito título da Champions League, cujo Final Four será em Franca, entre os dias 14 e 15 de abril.

Fonte: Globo Esporte/G1

Comunicar erro
Agro Noticia 728x90