Ronaldo no Cruzeiro: sob pressão, SAF completa 100 jogos em clássico; veja números e balanço

.

Por Redação em 22/10/2023 às 04:33:31

Projeto de Fenômeno, até agora, conquistou o título da Série B, teve três treinadores e contratou 60 atletas O Cruzeiro chega ao clássico com o Atlético-MG, neste domingo, às 16h (de Brasília), na Arena MRV, atingindo uma marca importante na era SAF: 100 jogos oficiais. Sob o comando de Ronaldo Fenômeno, o futebol da Raposa ainda passa por etapas de reconstrução, após a grave crise financeira que passou antes da entrada do ex-jogador na gestão e, neste momento, convive com pressão diante do risco de rebaixamento.

Ao clássico, o Cruzeiro chega pressionado, com uma sequência de quatro jogos sem vencer. Vem de duas derrotas (Fluminense e Flamengo) e dois empates (América-MG e Cuiabá). O time vai se aproximando da luta contra o rebaixamento, num momento que o Brasileiro se afunila com as 11 últimas rodadas.

O objetivo da SAF de Ronaldo, no primeiro ano de volta à Série A, é a permanência na elite. O Cruzeiro tem 31 pontos e precisa de mais, pelo menos, 12 para ficar mais tranquilo na luta contra o Z-4. Um segundo objetivo é a conquista de vaga na Sul-Americana.

"Serão 11 jogos, que serão 11 finais daqui para frente, e que podemos alcançar nosso objetivo. A gente tem confiança no trabalho", disse Ronaldo, após a derrota do Cruzeiro para o Flamengo.

Ronaldo comprou o Cruzeiro em 18 de dezembro de 2021. De lá para cá, o time fez 99 jogos oficiais. São 46 vitórias, 24 empates e 29 derrotas. O aproveitamento é de 54,54%. Foram três treinadores: Paulo Pezzolano, o mais sucedido, conquistou o acesso e foi campeão da Série B, e ainda levou o Cruzeiro novamente à final do Estadual de 2022, após três temporadas fora.

Neste ano, o uruguaio saiu após o Mineiro, sendo substituído por Pepa. O português começou bem no Brasileiro, mas depois viu o time cair de rendimento, sendo demitido após o 3 a 0 para o Grêmio. Zé Ricardo assumiu o seu lugar e chega ao clássico com cinco jogos, sendo quatro tropeços seguidos.

Com a SAF, o Cruzeiro tem dois anos distintos. Em 2022, o time chegou à final do Campeonato Mineiro, mas perdeu a decisão para o rival Atlético-MG. Na Copa do Brasil, parou nas oitavas de final. Na Série B, fez uma das melhores campanhas da história e foi campeão com folga, conseguindo o acesso à Série A do Brasileiro, após três anos.

Em 2023, o cenário é diferente. O time convive com dificuldades de ter bom rendimento em casa desde o Campeonato Mineiro (não venceu nenhum jogo como mandante naquela competição). A equipe não chegou à decisão do Estadual, também saiu nas oitavas de final da Copa do Brasil e, após bom início no Brasileiro, viu o rendimento despencar.

Detalhamento de jogos da SAF Cruzeiro por temporada:

2022: 58 partidas (35 vitórias, 10 empates e 13 derrotas - 94 gols marcados e 38 sofridos - aproveitamento de 66,09%

2023: 41 partidas (11 vitórias, 14 empates e 16 derrotas - 39 gols marcados e 38 sofridos - aproveitamento de 38,21%

Contratações na era Ronaldo

Ronaldo precisou fazer duas reformulações no elenco. A primeira, no terceiro ano do time na Série B, para readequar a parte financeira à realidade do clube, diminuindo a folha salarial, mudando o perfil do elenco e de contratos. Foram 32 reforços para 2022. Deu certo com o acesso.

Em 2023, foi preciso remontar a equipe por causa da Série A do Brasileiro. O time começou bem na elite nacional, chegando a figurar entre as primeiras posições, mas, neste momento, se vê em 15º lugar, com 31 pontos, bem perto da zona de rebaixamento

Contratações de 2023 (26)

Goleiro: Anderson

Laterais: Igor Formiga, Marlon, Palacios, William

Zagueiros: João Marcelo, Luciano Castán, Neris e Reynaldo

Meias: Fernando Henrique, Lucas Silva, Mateus Vital, Matheus Pereira, Matheus Jussa, Nikão, Ramiro, Richard e Wallisson

Atacantes: Arthur Gomes, Gilberto, Henrique Dourado, Matheus Davó, Paulo Vitor, Rafael Bilu, Rafael Elias e Wesley

Contratações de 2022 (32)

Goleiros: Gabriel Brazão, Gabriel Mesquita e Rafael Cabral

Laterais: Gabriel Dias, Matheus Bidu, Matheus Cipriano e Wesley Gasolina

Zagueiros: Lucas Oliveira, Luís Felipe, Maicon*, Mateus Silva*, Sidnei*, Wagner e Zé Ivaldo

Meias: Chay, Fernando Canesin, Filipe Machado*, João Paulo, Leonardo Pais, Neto Moura, Pablo Siles, Pedro Castro* e Willian Oliveira

Atacantes: Bruno Rodrigues, Edu*, Jajá, Juan Christian, Lincoln, Luvannor, Rafa Silva, Rodolfo e Waguininho



Fonte: Globo Esporte/G1

Comunicar erro
Agro Noticia 728x90