Enem 2023: governo diz que problemas elétricos foram sanados em SP e que não há intercorrências

Neste domingo, 5, o ministro da Educação, Camilo Santana, e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em coletiva de imprensa, afirmaram que os problemas elétricos em escolas de São Paulo, devido às fortes chuvas, foram sanados e que, por enquanto, não há intercorrências para a realização do Enem 2023.

Por Redação em 05/11/2023 às 15:33:11

Foto: Reprodução internet

Neste domingo, 5, o ministro da Educação, Camilo Santana, e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em coletiva de imprensa, afirmaram que os problemas elétricos em escolas de São Paulo, devido às fortes chuvas, foram sanados e que, por enquanto, não há intercorrências para a realização do Enem 2023. Os malotes foram entregues no horário.

“A novidade esse ano é que os gráficos e figuras serão coloridas para facilitar a pessoas que são daltônicas. Aliás, o cartão-resposta será ampliado para pessoas que têm problemas de visão”, disse Camilo.

Ao todo, são mais de 380 mil colaboradores envolvidos para a aplicação da prova, entre professores e policiais, para citar.

+ Locais de SP continuam sem energia; Enel prevê normalização até terça

Problemas de energia em SP

Lula disse que ficou preocupado com a possibilidade de que cerca de 400 escolas fossem afetadas com falta de energia elétrica devido ao temporal de sexta-feira, 3, que atingiu a capital paulista.

“Eu conversei ontem com o ministro de Minas e Energia, que conversou com o companheiro Camilo, que conversou com a agência nacional e eles se comprometeram que hoje todas as escolas estariam prontas para fazer o Enem. Ou com a energia consertada, ou aquela que não tivesse pronta teria gerador. 100% das escolas estão com o problema resolvido.”

No entanto, Lula não descarta que em outros locais haja problemas.

“Em alguma cidade, por conta da chuva, quem sabe no Paraná ou em Santa Catarina, tenha algum problema. Mas se tiver, esses meninos e meninas serão beneficiados.”

Enem volta a crescer

Em fala, o presidente destaca que o Enem voltou a crescer, após anos de baixa de participantes.

“Nós tínhamos quase 9 milhões em 2014, depois ele caiu para menos de 3,5 milhões no ano passado e no ano retrasado. Ele agora voltou a 3,9 milhões.”

Destes participantes, 63% são mulheres, informou.

Incentivo

Lula ainda prometeu incentivar mais os jovens a realizar a prova.

“A gente vai caminhar para que as pessoas se quer paguem taxas no Enem. A gente vai ter que fazer uma combinação para que torne (o Enem) mais atrativo a esses jovens.”

Fonte: Isto É

Comunicar erro
Agro Noticia 728x90