Fifa The Best 2023: veja data e indicados ao prêmio

.

Por Redação em 12/01/2024 às 01:23:28

Cerimônia será realizada em Londres, e Messi pode vencer pela oitava vez na carreira A Fifa realizará nesta segunda-feira, dia 15 de janeiro, a cerimônia do The Best referente a 2023. O vencedor do prêmio de melhor jogador do mundo será revelado em Londres. O sportv transmite, e o ge acompanha com live e tempo real.

Haaland, Messi ou Mbappé? Palpites sobre o The Best no Gringolândia

Atual vencedor, Lionel Messi concorre ao seu oitavo troféu da Fifa. Erling Haaland e Kylian Mbappé são os outros finalistas, ambos em busca de prêmio inédito. O período de avaliação é de 19 de dezembro de 2022, dia seguinte à Copa do Mundo do Catar, a 20 de agosto de 2023.

Ainda no futebol masculino, Pep Guardiola, do Manchester City, Simone Inzaghi, da Inter de Milão, e Luciano Spalletti, ex-Napoli e atualmente na seleção italiana, são os finalistas entre os técnicos. Ederson, Courtois e Bono concorrem entre goleiros.

Mbappé, Messi e Haaland: finalistas a melhor jogador do mundo no Fifa The Best 2023

Divulgação / Fifa

No futebol feminino, Aitana Bonmatí e Jenni Hermoso, campeãs do mundo com a Espanha, concorrem com a colombiana Linda Caicedo ao prêmio de melhor jogadora. Mackenzie Arnold, Cata Coll e Mary Earps são as goleiras no páreo, e Jonatan Giráldez, Emma Hayes e Sarina Wiegman disputam entre treinadores.

O brasileiro Guilherme Madruga, ex-Botafogo-SP e que atualmente defende o Cuiabá, concorre ao prêmio Puskás de gol mais bonito. Julio Enciso, do Brighton, e Nuno Santos, do Sporting, também estão no páreo.

Guilherme Madruga, do Botafogo-SP, disputa Puskás pelo segundo ano seguido

Como funciona o Fifa The Best

A Fifa premia o melhor jogador do mundo desde 1991, e a melhor jogadora desde 2001. O Fifa The Best, no atual formato, foi criado em 2016. A cerimônia atual também premia o melhor goleiro, a melhor goleira, o melhor técnico no futebol masculino, o melhor técnico ou a melhor técnica do futebol feminino, o gol mais bonito no Prêmio Puskás, e também Fair Play e torcedor.

Um conselho técnico da entidade, composto por ex-jogadores, define a lista de indicados nos prêmios masculinos. Para o The Best 2023, formaram esse conselho:

Kaká (Brasil)

Petr Cech (República Tcheca)

Didier Drogba (Costa do Marfim)

Bret Emerton (Austrália)

Rio Ferdinand (Inglaterra)

Asamoah Gyan (Gana)

Mario Kempes (Argentina)

Alex Lalas (EUA)

Jon Obi Mikel (Nigéria)

Park Ki-Sung (Coreia do Sul)

Ivan Vicelich (Nova Zelândia)

Posteriormente, o colégio eleitoral da premiação define o vencedor. Esse colégio é formado por jornalistas, capitães, técnicos das seleções nacionais e o público, por meio de votação na internet. Cada grupo tem peso de 25% na pontuação final.

Desde 2016, a Fifa usa a temporada europeia como período de análise. No entanto, com a Copa do Mundo realizada no fim do ano em 2022, o Fifa The Best 2022 teve um ano e meio levado em consideração na votação: de agosto de 2021 a dezembro de 2022. O Fifa The Best 2023, com a avaliação de dezembro de 2022 a agosto de 2023, é um reajuste frente ao modelo utilizado nos anos anteriores.

O prêmio de melhor jogador do mundo chegou a ser unido à Bola de Ouro, tradicional troféu entregue pela France Football, entre 2010 e 2015. Porém, as duas premiações hoje são separadas e têm modelos diferente de votação. Messi levou a Bola de Ouro pela oitava vez.

Fonte: Globo Esporte/G1

Comunicar erro
Agro Noticia 728x90