Moraes concede liberdade provisória a Valdemar Costa Neto

Por Redação em 10/02/2024 às 19:31:49

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu neste sĂĄbado (10) liberdade provisória para o presidente do PL, Valdemar Costa Neto.

Moraes manteve medidas cautelares, que são exigĂȘncia que Valdemar deverĂĄ cumprir em liberdade.

Valdemar foi preso na quinta-feira (8), durante buscas e apreensões feitas por agentes da PolĂ­cia Federal na sede do PL. O polĂ­tico estava com uma arma, mas sem licença para usĂĄ-la, o que o levou à detenção.

Valdemar Costa Neto é detido em flagrante, durante buscas, por posse irregular de arma de fogo

Posteriormente, a PF encontrou uma pepita de ouro com Valdemar, e ele foi preso também por suspeita de usurpação mineral. Para esse flagrante, não hĂĄ fiança.

Na sexta (9), Moraes havia convertido a prisão em flagrante em prisão preventiva, que não tem prazo determinado para acabar.

Agora, em razão de parecer da Procuradoria-Geral da RepĂșblica (PGR), da idade de Valdemar -- 74 anos --, e do crime não ter sido cometido com violĂȘncia ou grave ameaça, Moraes decidiu pela soltura.

A operação

A operação da PF teve como alvo de busca e apreensão também o ex-presidente Jair Bolsonaro. A polĂ­cia investiga um esquema, que, segundo a corporação, foi montado entre Bolsonaro, auxiliares próximos e alguns militares para tentar dar um golpe de Estado e evitar a saĂ­da dele do poder.

Foram expedidos quatro mandados de prisão: para trĂȘs militares e para um ex-assessor de Bolsonaro.

A PF apreendeu uma gravação, com mais de uma hora, de uma reunião ministerial em julho de 2022. Na ocasião, Bolsonaro admite que deve perder as eleições -- que seriam disputadas em 3 meses -- e que era preciso tomar atitudes para evitar a derrota. Ele conclama os ministros a agirem e fala em "plano b".

Um de seus principais auxiliares, o general Augusto Heleno, então ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), propõe "virar a mesa" antes das eleições.

Fonte: G1

Comunicar erro
Agro Noticia 728x90