Governo brasileiro adota prudência para não ser pautado por 'antidiplomacia de post' de Israel

Por Redação em 22/02/2024 às 08:11:21

Após a escalada nas medidas e no tom da crise diplomĂĄtica aberta entre Brasil e Israel, o governo brasileiro decidiu ajustar os rumos das manifestações pĂșblicas.

Segundo diplomatas, a hora é de adotar prudĂȘncia e usar o tom certo nas falas, para não ser "pautado pela antidiplomacia de posts" adotada por Israel – e que atende somente aos interesses polĂ­ticos do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu.

Lula errou ao comparar a ofensiva das forças israelenses na Faixa de Gaza após o ataque terrorista do Hamas em 7 de outubro de 2023 com o Holocausto nazista capitaneado por Adolf Hitler.

Mas Israel, por meio de seu chanceler, Israel Katz, teve reação desmedida ao expor o embaixador brasileiro, Frederico Meyer, como fez. E diplomatas entendem que o jogo polĂ­tico iniciado ali precisa ser interrompido.

Segundo essas fontes, a escalada da agressividade no tom de Katz mudou o patamar da crise. O chanceler israelense chegou a dizer que a comparação de Lula foi um "cuspe na cara dos judeus brasileiros".

Na visão desses diplomatas, o governo israelense rebaixou a discussão a um patamar inferior, deslocado da diplomacia, uma arena polĂ­tica de agressividade e oportunismo. "É isso que eles buscam", disseram interlocutores ouvidos pelo blog.

Um dos diplomatas resumiu a postura que serĂĄ adotada a partir de agora: "Não vamos ser pautados pela antidiplomacia do governo Netanyahu. Uma Casa que tem o Barão do Rio Branco como patrono não vai ficar 'tretando' por redes sociais".

A "antidiplomacia de post" de Netanyahu foi duramente criticada internamente no governo. Agora, com a consciĂȘncia de que escalar o conflito é alimentar uma realidade que só joga a favor de Netanyahu.

Os diplomatas afirma que o foco agora deve se voltar para o G20 e a situação dos civis palestinos e dos reféns israelenses – e a comunicação pĂșblica deve refletir isso.

Reações

Nesta quarta-feira (21), mais uma vez, o ministro das Relações Exteriores de Israel se dirigiu ao presidente Lula em uma rede social.

Ele publicou um vĂ­deo ao lado de uma brasileira que sobreviveu ao ataque terrorista do Hamas em outubro de 2023. No vĂ­deo, Rafaela Triestman conta detalhes dos ataques e critica a atuação do governo brasileiro.

Em nota, o PalĂĄcio do Planalto rebateu. Disse que o Brasil prestou assistĂȘncia aos brasileiros na região, condenou os ataques do Hamas e ofereceu condolĂȘncias e os serviços consulares aos brasileiros.

Diplomatas entendem , internamente, que houve tentativa de explorar o sofrimento humano para fins polĂ­ticos nesse episódio.

Também nesta quarta, o Brasil nomeou o diplomata FĂĄbio Moreira Farias para ser encarregado de negócios do Brasil em Tel Aviv, um cargo de nĂ­vel hierĂĄrquico menor do que o de embaixador. É mais um sinal de que os dois paĂ­ses estão com o diĂĄlogo prejudicado.

Fonte: G1

Comunicar erro
Agro Noticia 728x90