Brasil vê 'grave deterioração' da segurança pública no Haiti e pede criação de missão da ONU com urgência

Por Redação em 04/03/2024 às 22:43:57

O Itamaraty pediu para que a comunidade internacional adote com urgência a criação de uma missão da ONU para apoiar o Hati, por causa da "grave deterioração" da segurança pública no país. Uma nota foi publicada na noite desta segunda-feira (4).

O Haiti decretou estado de emergência e toque de recolher em Porto Príncipe depois que uma penitenciária foi atacada por gangues armadas. O ataque resultou na fuga de milhares de detentos e provocou a morte de 10 pessoas.

O episódio piorou a situação do Haiti, que vive uma crise política, humanitária e de segurança desde o assassinato do presidente Jovenel Moïse, em 2021.

O Itamaraty afirmou que está acompanhando a situação com preocupação e convocou a comunidade internacional a adotar "passos concretos para apoiar o país".

O Ministério das Relações Exteriores do Brasil deseja que seja implementada uma resolução do Conselho de Segurança da ONU para a criação da Missão Multinacional de Apoio à Segurança no Haiti.

Além disso, segundo o Itamaraty, os países precisam se unir com o objetivo de criar ações em prol do desenvolvimento do Haiti.

"O governo brasileiro reitera, igualmente, a importância de que os principais atores políticos haitianos se engajem em processo de diálogo nacional, com vistas à realização de eleições", afirmou.

Até agora, não há registros de casos de brasileiros que foram diretamente afetados pela violência no Haiti, de acordo com o governo.

Fonte: G1

Comunicar erro
Agro Noticia 728x90