Lula chama marqueteiro e sociólogo para ajudar a comunicação do governo

Por Redação em 21/03/2024 às 12:02:48

Em meio à queda da avaliação do governo nas pesquisas, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva convocou dois conselheiros para ajudar o governo a melhorar a comunicação. O mandatário acionou o publicitário Sidônio Palmeira, que foi marqueteiro da campanha em 2022, e o sociólogo Marcos Coimbra, presidente do Instituto Vox Populi, que já atua como colaborador em debates com o PT.

Os dois se reuniram na semana passada com o próprio presidente no Palácio do Planalto. No dia seguinte, o encontro foi com o ministro da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta, para dar conselhos para azeitar a comunicação do governo.

Algumas mudanças são perceptíveis. Em dois dias, Lula apostou na informalidade: fez um vídeo fazendo uma corrida com shorts do Corinthians no Palácio da Alvorada e no dia seguinte fez uma aparição, logo de manhã, usando trajes informais, e alimentou os peixes do palácio presidencial.

Há um diagnóstico dentro do Planalto que o governo está perdendo a batalha das redes sociais para a extrema-direita. Em função disso, há uma grande expectativa em torno de uma licitação, que está em fase final, para contratar quatro empresas de comunicação digital, a um custo anual de R$ 197 milhões.

O ministro Paulo Pimenta tem dito a interlocutores que até então não teve à disposição recursos financeiros para estruturar uma comunicação digital mais eficiente e que, com a contratação das empresas, o problema pode começar a ser resolvido.

Para alguns auxiliares e conselheiros do presidente, uma comunicação mais eficiente passa por uma mudança do próprio Lula para compreender que hoje o desempenho de um governo nas redes depende da forma como o chefe de estado se manifesta e dialoga com as redes sociais.

Fonte: G1

Comunicar erro
Agro Noticia 728x90