Palmeiras celebra centenário de seu primeiro título na história

Por Redação em 19/12/2020 às 15:56:30

Uma história cheia de glórias: o dia 19 de dezembro de 2020 marca o aniversário de 100 anos do título do Campeonato Paulista de 1920 do Palmeiras, o primeiro troféu oficial erguido na história do clube. O Verdão foi até suas redes sociais celebrar a data.

Na época, o Verdão ainda era chamado de Palestra Itália e estava apenas em seu sexto ano de existência. Na final, o time de origem italiana enfrentou o forte Paulistano, que, até então, era o tetracampeão da competição e acumulava sete títulos do estadual. Além disso, o adversário tinha no elenco ninguém menos que Arthur Friedenreich, o primeiro grande craque nacional.

Sob a liderança do maior artilheiro da história do clube, Heitor Domingues, que, coincidentemente, estava fazendo seu aniversário de 22 anos, o Palestra Itália conseguiu abrir o placar com Martinelli. O Paulistano empatou um tempo depois com Mário Andrade, mas, faltando dez minutos para acabar o tempo regulamentar, Forte fez o gol do título dos palestrinos.

Confira a ficha técnica da partida:

Palestra Italia 2 x 1 Paulistano
Campeonato Paulista de 1920 (jogo-desempate)
Data: 19/12/1920
Estádio: Chácara da Floresta, em São Paulo (SP)
Árbitro: Hermann Friese (ALE)

Palestra Italia: Primo; Bianco e Oscar Federici; Bertolini, Picagli e Severino; Ministro, Forte, Heitor, Augusto Federici e Martinelli
Técnicos: Giuseppe Roberti e Frediano De Lucca

Paulistano: Arnaldo; Guarany e Carlito; Sérgio, Zito e Mariano; Agnello, Mário Andrade, Friedenreich, Cassiano e Carneiro Leão

Gols: Martinelli aos 5, Mário Andrade aos 14 e Forte aos 29 do 2º tempo

Fonte: Gazeta Esportiva

Comunicar erro
Agro Noticia 728x90